"Cardozo é um ídolo dos adeptos do Benfica"
postado terça-feira, 30 de agosto de 2011 às 15:34 | 0 comentário/s

O avançado do Benfica, Cardozo, ficou de fora da selecção do Paraguai na Copa América e Iturbe, que nasceu naquele país, tem dificuldade em entender as razões da ausência de um avançado que considera ser um goleador e um ídolo dos adeptos. Ainda que a relação entre o jogador e a plateia da Luz, como se sabe, não seja a ideal há algum tempo. "O Tacuara merecia ter ido à Copa América, é um goleador. Aqui, em Portugal, é muito querido pelos adeptos, é um ídolo. Surpreendeu-me que não tenha sido convocado, mas Tata [Gerardo Martino, seleccionador do Paraguai na Copa América e entretanto substituído por Francisco Arce ] saberá porquê", referiu. Cardozo foi chamado pelo novo treinador para os amigáveis deste mês com o Panamá e as Honduras.

Iturbe mal pode esperar para se estrear
postado às 12:25 | 0 comentário/s

Iturbe só está em Portugal há uma semana, mas a Imprensa do Paraguai, país onde nasceu, quis saber como está a correr esta aventura daquele que é apontado por muitos como o "Mini-Messi". O jornal "Diario Popular", de Assunção, ligou ao reforço portista, que não escondeu a ansiedade pela estreia com a camisola azul e branca, a mesma que O JOGO lhe vestiu há uns meses. "Comecei a treinar há uma semana e sinto-me muito bem com a equipa. Estou a preparar-me para a minha estreia", referiu. E quando é que vai acontecer, quiseram saber. "Não sei, espero que seja em breve", atirou, explicando aos seus compatriotas por que razão não se cruzou com o seu ídolo, Messi, no Mónaco. "O FC Porto jogou contra o Barcelona na sexta-feira e como sou novo aqui ainda não fui chamado, mas estou a morrer de vontade de jogar. Mas fui lá ver o jogo da Supertaça Europeia juntamente com os outros companheiros que não foram convocados", referiu.

Iturbe juntou-se ao plantel do FC Porto e foi bem recebido, sentindo-se praticamente em casa por causa do número de sul-americanos que encontrou e que o têm ajudado na adaptação. "Está tudo a correr super bem no FC Porto. Os argentinos, os uruguaios e os colombianos da equipa ajudam-me muito e isto é quase uma família e está tudo muito bem organizado. Fazem-nos sentir muito cómodos", revelou.

A ida de Iturbe ao Mónaco , na sexta-feira, para apoiar os companheiros, não lhe permitiu procurar casa. O que ficará para os próximos tempos. "Estou cá com os meus pais e as minhas irmãs (Carmen e Jazmin) também, por isso não tenho dificuldades no dia-a-dia. Por enquanto, estamos todos a viver num hotel da cidade", contou.

Entrevista de Iturbe ao Porto Canal
postado sábado, 27 de agosto de 2011 às 00:41 | 0 comentário/s

Novidade: Iturbe como administrador do Facebook
postado quinta-feira, 25 de agosto de 2011 às 12:52 | 0 comentário/s

É isso mesmo! Como o título indica, o Iturbe é o nosso mais recente administrador da página do Facebook deste blog. Conseguimos contactá-lo e ele aceitou a nossa proposta de braços abertos. Na página o Iturbe vai publicar mensagens escritas pelo próprio.

Atenção! Apenas as mensagens assinadas com o seu nome ou as suas iniciais são dele!

Espero que tenham gostado da surpresa. Continuem a acompanhar o blog para mais novidades, materiais exclusivos e concursos, cliquem "like" na página do Facebook AQUI e sigam-nos no Twitter AQUI.

Camisola 27
postado terça-feira, 23 de agosto de 2011 às 19:24 | 0 comentário/s

Hoje o Iturbe revelou-nos o número da sua camisola no twitter:
@juanmanuelitur1 - Posso contar-vos que vou ser o número 27 no FC PORTO... Estou muito feliz

Que acham deste número?

Nova foto de Iturbe no Olival
postado segunda-feira, 22 de agosto de 2011 às 17:29 | 0 comentário/s


Iturbe riscado do Mónaco
postado às 17:08 | 0 comentário/s

Duelo entre o novo Messi e o mágico Messi adiado: falta ao argentino o devido enquadramento com o sistema de jogo da equipa.

Iturbe, o jovem argentino a quem chamam também o «mini-Messi», não vai ser chamado para o encontro com o Barcelona, da Supertaça europeia, a ter lugar na próxima sexta-feira, no Mónaco. Faltam-lhe rotinas de jogo, não conhece ainda os companheiros, e os dragões preferem ter um pouco de paciência, até para aligeirar o estatuto de craque com que chegou a Portugal.

Foi a novidade no regresso ao trabalho da equipa de Vítor Pereira, depois da vitória sobre o Gil Vicente na passada sexta-feira. O pequeno Iturbe foi saudado pelos companheiros, como é praxe no plantel, e rapidamente se integrou no treino, mostrando pormenores que já eram conhecidos de muitas imagens de TV e de vídeos na net, mas que ao vivo têm com certeza outra beleza.

Iturbe já trabalhou no Olival
postado domingo, 21 de agosto de 2011 às 13:54 | 0 comentário/s

Iturbe treinou-se este domingo com o restante plantel do FC Porto no centro de estágios do Olival.

Regressado de férias, após a participação da Argentina no Mundial de Sub20, Iturbe já treinou, este domingo, com os novos companheiros do FC Porto, que começaram a preparar, no Olival, o jogo da Supertaça Europeia.

O argentino chegou ontem à Invicta e esta manhã já foi incluido no primeiro treino dos "dragões" depois da vitória frente ao Gil Vicente, na 2.ª jornada do campeonato.

Antes do início do treino, o extremo esteve à conversa com Pinto da Costa e Antero Henriques que assistiram à sessão de trabalho orientada por Vítor Pereira.

James Rodríguez é esperado na segunda-feira.

Aí está o ansioso Iturbe
postado às 13:49 | 0 comentário/s

Chegou, viu um pouco da cidade, visitou o Dragão e a seguir mostrou-se ansioso pelo primeiro treino com o FC Porto. Eis as primeiras duas horas de Juan Manuel Iturbe no Porto, a toda a velocidade, tanta como o próprio reclama para si na curta caracterização com que se apresentou aos adeptos. "Sou um bom jogador, muito rápido, encaro bem os adversários e a defesa e gosto de fazer assistências para o ponta-de-lança", disse, em declarações a que O JOGO teve acesso, revelando-se "muito tranquilo" na análise pessoal introspectiva. "Conto demonstrá-lo assim que for chamado para jogar. Sou uma boa pessoa e todos os que me conhecem sabem disso", continuou.

A viagem de Iturbe desde a Argentina demorou 16 horas. O Mini-Messi (é assim que também o conhecem naquele país) aterrou com toda a família às 17 horas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e seguiu imediatamente para o Estádio do Dragão. Impressionado pela beleza da nova casa, ficou depois pasmado com a cidade do Porto. Tanto que se apressou a partilhar a impressão com os seus 12 mil seguidores no Twitter. "Já estou no Porto. Graças a Deus está tudo bem. É muito bonita a cidade", elogiou. Poucos minutos depois, uma espécie de update com enfoque desportivo. "Estou muito ansioso por poder treinar. Será amanhã [hoje] e estou muito feliz", prosseguiu, antes do justo descanso.

O avançado argentino será inscrito de imediato na Liga, mas dificilmente na Supertaça europeia. O Mundial de Sub-20 deu-lhe ritmo físico, mas falta o entrosamento com os novos companheiros.

Iturbe começa a trabalhar já amanhã
postado sábado, 20 de agosto de 2011 às 19:33 | 0 comentário/s

@juanmanuelitur1 - Muito ansioso por poder treinar... Amanhã tenho o meu primeiro treino.. Muito feliz :)


Juan Iturbe aprova a cidade do Porto
postado às 19:11 | 1 comentário/s

Já em Portugal e na cidade invicta, Juan Iturbe tweetou mostrando a sua opinião sobre a mesma:
@juanmanuelitur1 - Já estou no #PORTO... GRAÇAS A DEUS ESTÁ TUDO BEM... Já conheci o estádio... Muito bonita a cidade...

Iturbe já aterrou
postado às 19:06 | 0 comentário/s

Juan Manuel Iturbe aterrou esta tarde no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O extremo argentino, que representou a sua seleção no Mundial de Sub-20, gozou um pequeno período de férias na última semana, encontrando-se agora à disposição do treinador Vítor Pereira.

A contratação de Iturbe ainda não foi oficializada pelo FC Porto. A SAD anunciará em breve a transferência à CMVM, num comunicado em que também constará o valor da cláusula de rescisão do extremo que, tal como Record noticiou em tempo oportuno, deverá cifrar-se em 60 milhões de euros.

Juan Iturbe pode viajar no sábado
postado sexta-feira, 19 de agosto de 2011 às 01:09 | 0 comentário/s

O ex-cerrista Juan Manuel Iturbe terminou a sua passagem pela selecção argentina de sub-20 e estará no Paraguai até, à espera da sua viagem para Portugal para se apresentar na sua nova equipa, o FC Porto.

O avançado foi entrevistado pelo D10 na qual falou da sua participação no Mundial de sub-20 com a albiceleste disputado na Colômbia, cuja sua selecção foi eliminada nos quartos de final por Portugal.

Sobre a selecção A referiu: "Na selecção A não temos que pensar tanto porque sabemos que a Argentina tem jogadores muito bons, há que estar com a cabeça fria, pensar só no Porto, fazer um bom trabalho e veremos o que se vai passar."

Sobre o plantel do Cerro: "Sabemos que o Cerro é sempre favorito vá onde vá (...) agora há que rezar para que seja campeão. Vou ter sempre muitas saudades de jogar no Cerro porque foi ele que me abriu as portas, e para além disso gosto muito dos fãs".

Para verem o vídeo da entrevista cliquem AQUI.

FC Porto vs Gil Vicente a partir da bancada
postado terça-feira, 16 de agosto de 2011 às 19:24 | 0 comentário/s

É possível que Juan Iturbe veja o FC Porto-Gil Vicente nas bancadas do Dragão. O argentino seguiu da Colômbia, onde disputou o Mundial de sub-20, para o Paraguai, onde tem os seus familiares. O próprio informou ainda, via Twitter, que segue para a Invicta na quinta ou na sexta-feira, confirmando-se que estará em Portugal no final da semana para começar a trabalhar com a sua nova equipa. O esquerdino de 18 anos quer esquecer a desilusão que foi a eliminação com Portugal. "Há que olhar para a frente e seguir, com as más experiências também se aprende", registou, já depois de dar conta do seu estado de espírito: "Não foi o meu Mundial. Desculpem."

Também James, eliminado do torneio, se prepara para regressar ao Porto. O colombiano, porém, só se apresenta no dia 22, segunda-feira, ainda a tempo de preparar a Supertaça Europeia. Alex Sandro, lateral brasileiro, chega amanhã, mas está lesionado e ainda terá algumas semanas de recuperação pela frente.

Depois do Paraguai vem Portugal
postado segunda-feira, 15 de agosto de 2011 às 16:07 | 0 comentário/s

Esta tarde (dia 15), Juan Manuel Iturbe anunciou no seu twitter que viajará para Portugal quinta (18) ou sexta (19). Vejam o tweet:
@juanmanuelitur1 - Destino #PARAGUAI... Vou ver a minha família de quem tenho muitas saudades... Quinta ou sexta viajo para #PORTUGAL

Felizes com a notícia? Nós sim!

Vítor Pereira: "Iturbe é um repentista, um desequilibrador"
postado domingo, 14 de agosto de 2011 às 23:14 | 0 comentário/s

Técnico do FC Porto ainda não confirma Mangala e Defour, mas está entusiasmado com a iminente chegada do prodígio argentino de 18 anos.

Vitor Pereira preferiu não falar sobre Mangala e Defour, dois atletas que estão a caminho do F.C. Porto, mas acedeu ao desafio do Maisfutebol e analisou Juan Iturbe. O prodígio argentino foi eliminado por Portugal do Mundial sub-20 e chega ao Porto nos próximos dias.

"O Juan Iturbe? Desse posso falar. É um repentista, um desequilibrador. Jogará nas alas. Ou até entre linhas, por trás do ponta-de-lança. É um atleta diferente dos que temos. Um jogador com uma enorme capacidade de explosão."

Iturbe e James eliminados
postado às 09:10 | 0 comentário/s

De uma assentada, Vítor Pereira acaba de ganhar dois "reforços" inesperados. Com as eliminações de Argentina e Colômbia no Mundial de Sub-20, o técnico dos dragões poderá contar com a integração do colombiano James Rodríguez e do argentino Juan Manuel Iturbe nos trabalhos da equipa.

Porém, não é certa a entrada imediata dos dois jovens craques - que praticamente não tiveram oportunidade de gozar férias. A chegada dos dois jogadores dependerá das instruções dos dragões.

"Preparado para esta linda aventura que será o FC Porto"
postado sábado, 13 de agosto de 2011 às 17:06 | 0 comentário/s

Juan Iturbe fala pela primeira vez da sua ida para o Dragão. Acredita que pode ter dificuldades em impor-se numa equipa que venceu tudo o que havia para vencer, mas espera uma rápida adaptação para fazer prova do motivo pelo qual é considerado uma das grandes esperanças do futebol argentino e não só...

CARTAGENA - Terá oportunidade de mostrar qualidades aos adeptos portugueses precisamente no duelo, diante de Portugal, no Mundial de sub-20. Como está a encarar essa partida?
JUAN ITURBE - Será sem dúvida um jogo especial. Sabemos que Portugal tem uma grande equipa e todos esperamos um grande espectáculo de futebol. É isso que nós vamos procurar fazer: um bom jogo e ganhar. Não conheço muito bem a equipa mas tenho a certeza que nos vai trazer muitas dificuldades.

C - Vai encontrar alguns jogadores que podem ser colegas de equipa durante esta temporada...
JI - Sim, é verdade. Não sei quais são os jogadores que vão fazer parte do plantel do FC Porto, mas tenho a certeza que na partida serão rivais, adversários que vou querer vencer. Essa é a minha mentalidade.

C - Como encarou esta transferência para o FC Porto. O que espera encontrar?
JI - Foi tudo muito especial, mas estou tranquilo. Neste momento estou apenas concentrado no Mundial, numa prova onde já tivemos a oportunidade de jogar com adversários muito fortes. Mas sim estou preparado para ir para Portugal e tentar integrar-me num grupo que no último ano venceu tudo. Sei que não será fácil mas irei dar o meu melhor.

C - O que conhece do FC Porto?
JI - Sei que é uma equipa poderosa com grandes jogadores, como Falcao, James Rodríguez, Belluschi ou Otamendi. Sinto alguma ansiedade desde o dia em que tive conhecimento que iria para o FC Porto. Tenho 18 anos, um longo caminho a percorrer, mas estou preparado para esta linda aventura que será o FC Porto.

C - Como tem lidado com todo o mediatismo que existe à sua volta. Neste Mundial é um dos jogadores mais procurados pelos adeptos...
JI - É verdade. Mas começo a ficar um pouco habituado. Esta é uma grande oportunidade para mim e juntamente com a minha família, que me tem apoiado muito, sei que tudo irá correr bem.

C - Vai sozinho para o FC Porto?
JI - Não. Vou levar a minha família. Trata-se de um país diferente, uma nova fase da minha vida e será muito importante que estejam presentes. O próprio idioma será uma dificuldade, mas estou convencido que será ultrapassado bem cedo.

C - Já falou com alguém da equipa?
JI - Não. Apenas troquei algumas palavras com James Rodríguez que também está no Mundial. Uma pequena saudação, dado que vamos ser colegas de equipa. É um grande jogador como tem provado nesta competição. Tudo o que faz não passa despercebido. Espero que no futuro possamos fazer uma boa dupla no FC Porto.

C - Que mensagem gostaria de passar aos adeptos do FC Porto?
JI - Posso dizer que vou apostar tudo no FC Porto e espero que me dêem todo o carinho. Tanto a mim como a todos os outros jogadores. É nesse sentido que, dentro de campo, vou tentar conquistar essa simpatia.

O Peixe que vira Dragão no mapa de Iturbe
postado às 12:08 | 0 comentário/s

O reforço argentino do FC Porto tem o gosto pelas tatuagens, uma das quais encerra a lenda de um peixe que vira dragão. Nos pulsos, apresenta o nome da Mãe, Mabel, e o do Pai, Juan. A família, que inclui ainda "três irmãs", é o "apoio" com quem Iturbe conta para a adaptação a Portugal. O mapa das tatuagens não se esgota nesse núcleo: no braço direito, desenha-se-lhe a Virgem do Sagrado Coração de Jesus, devoção de inspiração paraguaia - até hoje, os adeptos daquele país lamentam que tenha escolhido jogar pela selecção da Argentina, onde nasceu, em detrimento da pátria dos pais. Sob a camisola, na grade costal que o mesmo braço protege, escondem-se uma flor da vida e um peixe koi, revela, num momento em que se vence a timidez. A flor, que tem nas imediações a marca de um lance duro, "é para dar sorte". O peixe koi ilustra uma lenda oriental: a carpa ondulada é um símbolo de resistência e perseverança, capaz mesmo de nadar contra a corrente e subir cascatas; tais predicados têm como prémio a transformação num dragão - que, no caso de Iturbe, que põe tudo isso em cada jogada que lhe passa pelos pés, já sucedeu.

"Estrela, eu? Não!"
postado às 11:55 | 0 comentário/s

Iturbe, dizem da comitiva argentina, tem tanto de humilde como de tímido. Educado, fugiu como pôde à curiosidade dos jornalistas portugueses, mas, não tardou a aparecer para se dar a conhecer um pouquinho, primeiro muito tímido, depois com um sorriso aqui e ali, até se revelar no estado natural, por uns instantes, quando os blocos se fecharam e o gravador se desligou. Não deixou que a história das tatuagens ficasse incompleta, apresentou o peixe koi - e arrependeu-se de imediato, quando se percebeu de novo sob a curiosidade jornalística, que acabou por saciar num momento em que voltou a ser apenas ele - um hóspede do Hilton de Cartagena com dificuldades na ligação à internet; O JOGO, que passara pelo mesmo, levou-o a quem poderia resolver o problema, um funcionário que tratou tudo de pronto, até se aperceber de quem tinha ali: "Tu és a figura da Argentina, não és?" Voz e olhos baixos, Iturbe tentou fintar. "Não, não sou", disse, rápido. "És sim", insistiu o colombiano, para ser novamente contrariado pelo atacante, já de saída: "Não, não sou. A figura é o Lamela", despediu-se quem vive perseguido pela comparação com Messi, e quase pede aos portugueses que entendam que o prefere, na crónica disputa do compatriota com Cristiano Ronaldo. "São ambos grandes jogadores, mas, Messi é meu amigo, conheço-o, vi-o trabalhar e sei que é uma excelente pessoa".

Um sonho de cada vez
postado às 11:52 | 0 comentário/s

"Um grande jogo", eis o que Iturbe espera do Portugal-Argentina desta noite, em que voltará a "dar a vida em campo" para levar até às meias-finais o sonho que está a viver no Mundial de sub-20. Quando se lhe esgotar o torneio colombiano, seguirá directo para o Porto, a saciar uma "ansiedade" que alimenta desde o dia em que soube que vestiria essa outra camisola azul e branca e sem pausas. Aos 18 anos, o camisola 11 de Walter Perazzo já está habituado a jogar a carreira num ritmo vertiginoso, e os jogos nos sub-20, como titular ou lançado a partir do banco, como hoje deverá suceder, pela terceira vez no Mundial, mostram que lida bem com a exigência, ainda que lhe pareça que "foi tudo assombroso".

Do Portugal que, hoje, defrontará, pouco conhece. Nem os portistas, Tiago Ferreira e Sérgio Oliveira. "Na verdade não sei quem vai ser meu companheiro de equipa", confessou, numa conversa inicialmente muito tímida com os jornalistas portugueses, em Cartagena. "Agora somos adversários, damos a vida no campo", o resto fica para depois. Na Colômbia, o único dragão com quem falou "um pouquito" foi James Rodríguez. "Trocámos umas palavras, pelo Twitter. Cumprimentámo-nos e desejámo-nos boa sorte, no Mundial". O capitão colombiano "tem jogado muito", assente. Ambos são candidatos a encontrar-se, na final de Bogotá, a meta que o separa do FC Porto de "Hulk, Varela, Falcao, Belluschi, Otamendi", os outros nomes que saem de cor, quando se fala na próxima aventura, na equipa que "ganhou tudo", expressão que se adequa à raça e ao talento de Iturbe.

O jovem argentino viajará para Portugal "logo a seguir" ao Mundial, e nessa altura desfrutará a outra aventura azul e branca. "Ansioso desde o primeiro dia" em que soube da transferência que "teve de esperar que completasse 18 anos", aprendeu a conviver também com essa pressão. "Foi tudo assombroso, mas estou tranquilo, com o apoio da minha família, das minhas irmãs. Agora há que fazer o melhor que puder" - por enquanto, pela Argentina, depois pelos dragões, um sonho de cada vez. Aos adeptos portistas deixa uma mensagem humilde: "Quero dizer-lhes que espero o apoio deles e que me dêem o carinho que merece qualquer jogador".

Iturbe acusa pressão como Messi na Copa América
postado às 11:10 | 0 comentário/s

Apesar dos elogios, a verdade é que Iturbe ainda não conseguiu marcar no Mundial'sub-20 e não tem sido titular indiscutível. Jogou de início duas vezes, mas nas outras duas, inclusive no jogo com o Egipto, dos oitavos-de-final, ficou no banco de suplentes. Na Argentina, diz-se que o jovem jogador contratado pelo FC Porto tem fraquejado face à pressão de querer levar a equipa às costas, algo que, de resto, faz lembrar a situação que Messi viveu na última edição da Copa América. O próprio jogador já admitiu o abaixamento de forma e o treinador argentino, Walter Perazzo, já lhe deu conselhos. "Não sintas a pressão de levar a equipa à vitória e ter que ser sempre a figura. Tens que jogar mais tranquilo".

O desafio de Iturbe
postado às 10:37 | 0 comentário/s

O seleccionador da Argentina, Walter Perazzo, falou ao jornal O JOGO da importância de preservar alguma normalidade ao talento extraordinário que, depois do Mundial'sub-20 da Colômbia, se mudará para o Dragão.

Iturbe terá hoje (dia 13) a primeira dose de adaptação ao futebol de Portugal, no sentido literal. Os quartos-de-final do Mundial'sub-20 anteciparão o que o benjamim da Argentina enfrentará depois, quando se mudar para o FC Porto. O seleccionador Walter Perazzo acredita que ficará em boas mãos. "Parece-me que o FC Porto sabe lidar com jogadores jovens da América do Sul, não é a primeira vez que tem um futebolista nestas condições", explica, aceitando o amadurecimento (todavia precoce) de James Rodríguez como prova de que no Dragão, "sabem como tratar um jovem jogador, protegê-lo". Essa é uma tarefa quotidiana para o técnico da Argentina e para todos os que, em redor, se asseguram de garantir o máximo de normalidade a quem nasceu com um extraordinário talento para o futebol e vive perseguido pela comparação a Messi. "É um jovem com qualidades diferentes, trouxemo-lo sendo dois anos mais novo, logicamente, não queremos dar toda a responsabilidade que, muitas vezes, lhe quer dar a imprensa", nota. "A ideia é que vá queimando etapas e que entenda que não é senão mais uma peça da equipa", explica, com a mesma paciência com que responde aos jornalistas argentinos, nas conferências de imprensa. "Tratamos de tirar-lhe a pressão", resume, ainda que essa seja "uma forma de vida" para os futebolistas da Argentina, como para os do Brasil, cujos passos são seguidos com a "expectativa de ser campeão".

Iturbe tem, no Mundial'sub-20 da Colômbia, a oportunidade de aprender a lidar com essa carga, que já não é nova para Walter Perazzo. Na antevisão de cada um dos quatro desafios da Argentina, Iturbe foi motivo de conversa. O talento dele apetece à equipa que vive da eficácia de Erik Lamela, e gerir essa gula que o miúdo da camisola 11 desperta. "Em quatro jogos, fez dois como titular e nos outros dois começou no banco", recorda quem o guardou para a segunda parte dos encontros com o México e Egipto e lhe deu o jogo todo com a Inglaterra e a Coreia do Norte, em parte porque, apesar da euforia, a Argentina não é só Iturbe: "Tenho uma série de valentes jogadores que tenho de aproveitar da melhor maneira". Quanto a Iturbe, importa "dar-lhe rotação, não sobrecarregar", e aproveitar os melhores momentos para lançá-lo. "No segundo tempo, o jogo é mais aberto, ele é muito explosivo", daí a permanência no banco, nos momentos de maior cautela deste mundial, "importante" para dar ao jovem atacante "experiência" para continuar a crescer precocemente, para ir "subindo na carreira", sem perder de vista que é ainda um menino. "Há que ter em conta que ainda é um jogador a moldar", insiste Perazzo, que confia na estrutura portista para continuar a tarefa de proteger Iturbe, quando se esgotar este Mundial.

Iturbe vai ser suplente contra Portugal
postado às 02:39 | 0 comentário/s

Walter Perazzo, selecionador argentino de Sub-20, já tem na cabeça da equipa com a qual defrontará Portugal no sábado, em jogo a contar para os quartos-de-final do Mundial da categoria. Juan Manuel Iturbe, reforço do FC Porto para a nova temporada, é uma das armas do técnico... para o segundo tempo!

A confirmação foi deixada pelo próprio jogador, em declarações ao jornal argentino Ole. "Toda a gente me diz para estar tranquilo, que vou ser determinante. E o 'Profe' também me disse que sou fundamental... no segundo tempo. Para entrar e desequilibrar, aproveitando o desgaste do adversário. Explica-me que fico de fora pela tática que temos para o jogo", garante o jovem.

Iturbe garante ainda não se arrepender de ter escolhido a seleção argentina, em detrimento da paraguaia, e deixa ainda alguns elogios à formação portuguesa, com quem discutirá o acesso às meias-finais.

"Não sei muitas coisas sobre Portugal, mas sabemos que são muito duros. Ganharam um grupo que tinha equipas muito boas, como Uruguai e Camarões. Vai ser complicado", admite.

FC Porto segura jóias e garante prodígios
postado sexta-feira, 12 de agosto de 2011 às 12:01 | 0 comentário/s

O FC Porto foi o grande que menos recorreu ao mercado de transferências, o que não significa que tenha o plantel menos forte dos três. Pelo contrário. Pinto da Costa assegurou a continuidade das «jóias da coroa» - Hulk, Moutinho e, pelo menos até ver, Falcao – e apetrechou o grupo com novas alternativas de qualidade, casos de Kléber e do prodígio Iturbe, por exemplo. Só a saída de André Villas-Boas pode fazer mossa, mas a continuidade do ex-adjunto-agora-principal Vítor Pereira promete uma transição suave.

O discurso do presidente portista tem sido repetidamente o mesmo: para alguém tirar jogadores do Dragão é imprescindível que cheguem à SAD cheques no valor das cláusulas de rescisão dos respectivos atletas. Rolando, Álvaro Pereira, Fernando, Moutinho, Guarín e Falcao estão todos os dias, quase sem excepção, nas páginas dos jornais. São bons, são interessantes, mas são caros. Assim, continuam a treinar no Olival, e o objectivo portista é que por lá trabalhem até à meia-noite de 31 de Agosto.

Na baliza

Há Helton, capitão e garantia de fiabilidade. E há a novidade Rafael Bracalli (Nacional), um «jovem» de 30 anos, com talento, maturidade e experiência na liga, o que o coloca como boa alternativa. E há, à data que se escreve este resumo, Beto. O internacional português deve estar a contar as horas para despir a farda azul e branca e vestir uma qualquer outra que lhe assegure maior utilidade ou, melhor dizendo, a titularidade. A saída do 24 não está descartada de todo mas deve ser operada por empréstimo, porque no Dragão todos lhe apontam qualidades. Depois, há ainda o juvenil Kadu, que treina dia-a-dia com o plantel principal para aprender e evoluir mais rápido.

Na defesa

Mantém-se intacto o forte azul e branco. Sapunaru, Fucile, Rolando, Maicon, Otamendi, Sereno, Rafa e Álvaro Pereira continuam na cidade Invicta, com rotinas assentes e reforçadas. O romeno, os uruguaios e o goleador da Supertaça têm mercado quanto baste, mas poucos – até agora nenhuns – clubes se mostraram disponíveis para pagar o exigido pelo FC Porto. Sereno terá abertura para rodar noutro emblema caso se confirme a chegada de Mangala, mas para já essa é apenas uma situação hipotética. O mesmo cenário envolve David. Confirmadas estão as chegadas de Alex Sandro, para a ala canhota, e Danilo, para a lateral direita ou meio-campo. O lamento do dragão prende-se é com a viagem tardia do mais polivalente do Santos, que só deve estar liberto dos brasileiros em Janeiro.

No meio-campo

Está uma das virtudes, digamos assim. Se João Moutinho fica, os portistas estão descansados. Se Guarín fica, idem. Se Belluschi fica, idem aspas. Souza é aposta para esta temporada, Ruben Micael terá igualmente o seu espaço. Castro é ainda incógnita, como se reforça mais abaixo. Fernando, esse, está na calha para ir estender os tentáculos para outros mares, mas navega ainda nas calmas águas da beira-Douro e pode mesmo ficar mais um ano no Dragão, ao contrário do que ele próprio esperaria.

No ataque

Não se pode dizer que haja surpresas, mas há boas novidades. É inevitável não começar por referir Juan Manuel Iturbe. Só tem 18 anos, chega do «pequeno» Cerro Porteño, mas tem tanta magia nos pés que paraguaios e argentinos, siderados com o talento de 1,70m, o chamam de «novo Messi» e la pulguita. É esperar para ver, mas... promete.

Quem já começou a quebrar barreiras e a deixar de prometer para cumprir foi Kléber. O avançado (Marítimo) teve de esperar um ano para vestir a camisola que mais queria mas chegou com a corda toda, leia-se entrega e golos, e já merece um carinho especial dos adeptos.

Kelvin (Paraná) chegou, pouco jogou, muito fintou, e acaba por sair para o Rio Ave para aprender os conceitos da liga lusa, num emblema com menos objectivos e, consequentemente, menos pressão. Djalma (Marítimo) é o nome menos sonante dos que entraram, mas o conhecimento da liga nacional e a rapidez de processos torná-lo-á numa arma útil para as alas do ataque.

Ataque esse que contém o ídolo Hulk, a postos para mais uma época incrível, Varela, James Rodríguez, que já prometeu explodir, Walter e, até caírem 45 milhões nos cofres azuis e brancos, o homem-golo e também ídolo Falcao. Christian Atsu e Cristian Rodríguez ainda entram na planificação dos treinos, mas à condição.

Do lado de fora

Ficou, primeiro que tudo, o treinador «de sonho». André Villas-Boas conquistou um a um os adeptos portistas, fez-lhes juras e promessas de amor, agravadas com o facto de ter levantado um a um os quatro troféus mais importantes em que o FC Porto participava. Depois, quando nada o fazia prever, um outro azul, muito mais endinheirado mas não necessariamente mais vencedor, conquistou-o e tirou-o da sua cidade. No norte de Portugal poucos perceberam a súbita mudança, ainda menos a perdoam. Mas Villas-Boas já foi e Vítor Pereira ficou, com a plateia a dividir-se entre a confiança e o benefício da dúvida, mas a apoiar a nova escolha de Pinto da Costa.

Para além do técnico também um dos capitães se despediu do Dragão. Mariano González nunca foi um dos preferidos do público, mas ganhou o respeito das bancadas a pulso e subiu de importância no balneário por nunca desistir. Era um dos mais antigos na casa.

Como Mariano, tomaram o caminho da saída Kieszek e Tiago Maia. Addy fez a pré-época mas vai ser novamente emprestado. O mesmo é capaz de suceder a André Castro, pese o esforço e a dedicação do centrocampista, que tanto almeja triunfar no clube do coração. E por fim há Cristian Rodríguez, que causou euforia ao trocar a águia pelo dragão mas que se deixou ultrapassar nas escolhas. Os discursos deste verão não ajudaram e devem contribuir ainda mais para o uruguaio, campeão da Copa América, deixar o FC Porto. Se alguém aparecer com o valor certo, claro está.

"A equipa não sou só eu e o Lamela"
postado às 11:32 | 0 comentário/s

Os jovens da albiceleste encontraram no jogo contra o Egipto a oportunidade de alcançar um lugar nos quartos de final da Taça do Mundo de Sub 20, e o jogador do FC Porto defende que a força da equipa é a chave para a vitória.

A estrela argentina Juan Manuel Iturbe insiste que os perigos na Taça do Mundo de Sub 20 da Fifa são muitos mais que apenas ele e o jovem jogador do Roma Erik Lamela, embora admitindo que não tem estado na sua melhor forma para cumprir os objectivos auto propostos na Colômbia.

A equipa de Walter Perazzo tem desfrutado de um começo positivo na Taça do Mundo, ganhando dois jogos e empatando um no designado de "Grupo da Morte" qualificando-se em primeiro lugar. As vitórias sobre a Coreia do Norte e o México foram companhadas por um empate a zero frente à selecção de Inglaterra para assegurar um lugar na segunda ronda.

No entanto, as duas maiores estrelas da equipa têm estado um pouco apagadas, até agora. Lamela teve um início brilhante mas desde que sofreu a lesão no tornozelo, nunca mais foi o mesmo. Já o jogador do FC Porto de 18 anos tem estado fora do banco e ainda está para fazer o seu impacto decisivo.

Iturbe foi rápido a referir que a Argentina iria triunfar pela virtude de todos os 11 jogadores no campo.

"A equipa não sou só eu ou Erik, somos 11 no campo" disse o Messi Guarani ao jornal Olé. Também revelou que Perazzo lhe disse que ninguém espera que ele seja o herói.

"Não podes sentir a pressão para dar a vitória à equipa ou para ser a estrela em todos os jogos. Tens que jogar mais relaxado." disse Perazzo a Iturbe ao sentir que o Paraguaio de dupla nacionalidade andava a pôr demasiada pressão em si próprio.

Lamela voltou ao onze inicial no encontro frente ao Egipto, enquanto que Iturbe voltou a começar no banco.

Perfeito só se fosse golo
postado quarta-feira, 10 de agosto de 2011 às 11:26 | 0 comentário/s

Ontem (dia 9), na partida frente ao Egipto, Juan Iturbe voltou a mostrar o porquê da sua fama. Vejam esta jogada individual em que passa por 5 jogadores sem conseguir ser travado, terminando a sua jogada com um remate que para ser perfeito só faltava ser golo.

Argentina nos quartos de final
postado às 11:11 | 0 comentário/s

A esta altura, sobretudo depois de ter visto o excelente desempenho dos egípcios na primeira fase, a Argentina já nem esperava que fosse ter vida fácil nos oitavos de final da Taça do Mundo Sub-20 da FIFA Colômbia 2011. Mas dificilmente os comandados de Walter Perazzo também imaginavam que a disputa por uma vaga nos quartos seria uma batalha tão complicada.

Com todos os três golos marcados em cobranças de penaltis, a vitória por 2 a 1 dos argentinos em Medellín foi recheada de emoções, com os Faraós pressionando pelo empate até aos últimos instantes e uma comemoração no final do jogo que parecia de título conquistado.

Os dois golos argentinos foram cobranças de Erik Lamela – uma aos 42min da primeira parte e outra aos 19min da segunda. Mohamed Salah descontou aos 25min do segundo tempo, dando início a 20 minutos de absoluto êxtase, em que a pressão do Egito era combatida constantemente com contra-ataques fulminantes dos argentinos. Nos quartos de final, no próximo sábado (dia 13), em Cartagena, a Argentina enfrenta Portugal, que derrotou a Guatemala por 1 a 0.

Apesar de ter tido a primeira grande oportunidade de golo da partida, uma cabeçada de Facundo Ferreyra que acertou na barra aos 26 minutos, a Argentina também passava por um bocado de sustos com a velocidade da equipa egípcia. Era um jogo aberto e cheio de boas oportunidades, e numa das muitas arrancadas individuais da Argentina, com Carlos Luque pela esquerda, foi marcado o primeiro penalti da partida. Lamela bateu fraco no canto esquerdo e, apesar de ter tocado na bola, o guarda-redes Ahmed Elshenawi não conseguiu evitar o 1 a 0 com que a albiceleste levou para os balneários.

O segundo tempo começou num ritmo bem menos intenso, já que a Argentina se dedicou a esperar pelos egípcios no seu meio campo. Ainda cautelosos, os africanos não criaram chances e só viram de facto a necessidade de partir para cima depois dos 24 minutos, quando mais uma vez Luque foi derrubado na área. Lamela desta vez bateu firme para fazer 2 a 0 e transformar os minutos restantes num jogo de gato-e-rato dos mais divertidos do torneio até aqui.

Seis minutos depois, quem caiu na área foi o egípcio Saled Gomaa, que Salah converteu. A Argentina retraiu-se e apostou nos contra-ataques, principalmente depois da entrada de Juan Iturbe, que quase marcou um golaço numa arrancada desde o meio-campo aos 43min. A essa altura, os egípcios eram pura vontade. Quase resultou, mas o guarda-redes Esteban Andrada e a forte defesa Argentina seguraram o resultado e garantiram lugar nos quartos de final.

Argentina prepara o seu próximo encontro
postado segunda-feira, 8 de agosto de 2011 às 19:17 | 0 comentário/s

A Selecção Argentina de Sub 20 treinou ontem (dia 7) à tarde nas instalações do Colégio San Ignacio de Loyota, visando preparar o próximo encontro frente ao Egipto.

Os primeiros movimentos do plantel, que incluíram preparação física e domínio de bola, foram supervisionados por Eduardo Kirilik, preparador físico da selecção.
A seguir, um grupo de médios e avançados, ordenados num arco e orientados pelo treinador, Walter Perazzo, trabalharam os lances de bola parada.
Os outros jogadores, realizaram uma actividade semelhante com o treinador adjunto, Julio Jorge Olarticoechea.
Para terminar, treinaram futebol táctico em espaço reduzido.

O treinador de guarda-redes, Esteban Pogany, trabalhou junto de Esteban Andrada, Rodrigo Rey e Damián Martínez, exercícios específicos da posição.

Marketing é tudo
postado às 10:32 | 0 comentário/s

Disputar um torneio como a Taça do Mundo Sub-20 da FIFA longe das claques pode ser uma missão complicada. Ainda mais para diversas seleções que encararam boas horas de viagens para chegar até à Colômbia. E justamente para se sentir um pouco mais em casa num país de clima, língua e costumes tão diferentes, algumas delas usaram a criatividade e organizaram verdadeiras jogadas de marketing para angariar o apoio de torcedores locais.

Houve de tudo nesta primeira fase: troca de presentes, mensagens de agradecimento e propostas ousadas das delegações. Houve também casos como o do vizinho Brasil, cuja recepção calorosa veio em parte pelo facto de alguns jogadores do país terem jogado no passado pelo Junior Barranquilla. Assim que chegaram à cidade, as lembranças de Garrincha – que fez apenas uma partida oficial pelo clube –, Dida, Heleno de Freitas e outros que jogaram pelo clube nos anos 1960 e 1970 deixaram os locais saudosos e esperançosos em ver de perto algum futuro craque do porte do Mané.

A Argentina também viveu algo semelhante em Medellín, uma cidade que cultua Carlos Gardel. E foi muito em parte por esta ligação com o rei do tango, morto em acidente de avião na cidade em 1935, que os torcedores seguiram todos os passos da selecção. Algo que deixou Juan Manuel Iturbe surpreso. “É impressionante o carinho que eles nos passam. Não imaginava que seria assim.

No caso de Espanha, a relação histórica foi fortalecida pelo grande momento do país no futebol. O resultado foi o forte apoio dos locais tanto nos treinos como nos momentos de descontração da delegação. Felizes com a situação, os jogadores retribuíram com presentes como chaveiros, flâmulas e outros objetos que fizeram a festa dos aficcionados. “Toda hora eles tentam nos motivar e gritam palavras de incentivo. Estamos nos sentindo em casa”, disse Sergio Canales.

Iturbe em bom plano no apuramento da Argentina
postado sexta-feira, 5 de agosto de 2011 às 09:38 | 0 comentário/s

A equipa de Walter Perazzo golearam por 3-0 a Coreia do Norte, ficaram no primeiro lugar do grupo e agora vão enfrentar o Egipto. Uma alegria para Lamela que não saiu do banco poupando o seu tornozelo pensando no jogo de terça.

O primeiro passo já está tomado. Apesar de não ter contado com Lamela por ter torcido o tornozelo, a Argentina cumpriu o seu objectivo e passou aos oitavos de final do Mundial de Sub 20 da Colômbia ao derrotar a Coreia do Norte por 3-0 com golos de Ferreyra, Villafañes e Cirigliano. Deixaram Erik a descansar para o jogo de terça com o Egipto.

Era praticamente impensável que a albiceleste não passasse à fase seguinte. Para isso, esta teria que ser goleada pelos norte-coreanos que já não tinham ganho os seus jogos anteriores e apenas tinham um ponto. Eram os mais fracos e, neste caso, isso confirmou-se.

É certo que custou a marcar o primeiro golo pois este só chegou aos 36 minutos da primeira parte através de um cruzamento de Luque que Chuky Ferreyra se encarregou de transformar em golo. Estava imposta a tranquilidade no banco argentino. O único ponto negativo desta primeira parte foi o abandono do jogo por Pezzella devido a uma lesão muscular. O jovem saiu lavado em lágrimas e Perazzo viu-se obrigado a lançar Galeano.

Na segunda parte, os asiáticos procuraram o empate. Apesar de algumas inquietações momentâneas, a baliza de Andrada manteve-se intacta. A calma definitiva alcançou-se aos 84 minutos por intermédio de Villafánez, do Independente, depois de um grande passe de Iturbe. Mas faltava a cereja no topo do bolo. Cirigliano, de River Plate, apoderou-se da grande área e marcou com a parte interna do pé direito sentenciando, assim, o marcador no 5 minuto de descontos.

Com este resultado, a selecção argentina está entre as 16 melhores equipas e jogará na próxima terça-feira com o Egipto ainda em Medelin.

Iturbe: "Quero a Supertaça e a camisola de Messi"
postado quinta-feira, 4 de agosto de 2011 às 10:37 | 0 comentário/s

As exibições no Mundial de sub-20 têm confirmado tudo o que de bom se disse dele, mas Iturbe conserva o discurso simples. "Não me sinto figura, o importante é a equipa", diz, com aparente indiferença ao que tem sido escrito. No rescaldo do jogo com o México dividiu o protagonismo com Erick Lamela, recentemente transferido do River Plate para o Roma, mas houve uma diferença: Iturbe viu os primeiros 45 minutos do banco. Walter Perazzo, o seleccionador, mudou de opinião no jogo seguinte, com Inglaterra. Apesar do empate a zero, Iturbe voltou a sobressair. "Não me considero uma referência desta selecção, como podem ser Lamela ou Ferreyra. Todos somos bons; o grupo tem 21 jogadores e temos de nos apoiar uns aos outros para conseguir bons resultados e chegar o mais longe possível." O discurso de Iturbe, em nada atraiçoado pela euforia normal dos 18 anos, molda-se à pauta tradicional do FC Porto, onde o sentido colectivo costuma ser palavra de ordem.

A poucas semanas de concretizar a mudança para o Dragão, o argentino, apesar de concentrado na ideia de manter-se na Colômbia até à final do Mundial, não desdenha antecipar o que seria uma estreia de sonho: integrar a comitiva portista que, no dia 26, estará no Mónaco a discutir a Supertaça europeia com o Barcelona. "Se jogar, será estranho ter Messi pela frente. E contra Messi querem jogar todos. Os defesas não querem [risos], mas nós, os que admiramos o futebol dele, queremos. Deus queira que me toque jogar contra nessa final, porque assim, depois do jogo, posso pedir-lhe a camisola. Adorava tê-la. À camisola e à Supertaça, claro".

Empate com Iturbe a titular
postado terça-feira, 2 de agosto de 2011 às 11:47 | 0 comentário/s

A Argentina, com Iturbe e Lamela a titulares, empatou a zero com a Inglaterra e ocupou o lugar de líder do grupo F do Mundial de Sub 20 da Colômbia. A equipa comandada por Perazzo, a não ser que percam com uma goleada da Coreia do Norte, já estão apurados para os oitavos de final.

Um ponto para a vitória... Esta é a frase mais adequada para explicar o 0-0 da Argentina no encontro frente à Inglaterra, correspondente ao grupo F do Mundial de Sub 20 da Colômbia. A passagem aos oitavos de final está bem próxima dos jogadores argentinos.

A Selecção começou muito bem, sendo a mais perigosa e tendo controlado a bola nos primeiros minutos do jogo. Faltava a profundidade, no entanto a posse de bola convidava a sonhar com um jogo interessante por parte da equipa de Walter Perazzo. Os minutos foram passando e a Argentina começou a perder o brilho, sem que Lamela, Pereyra, Iturbe ou Ferreyra, os jogadores mais ofensivos, tivessem peso.

Com este cenário, os ingleses foram-se soltando e começaram a roubar a bola à albiceleste e começaram a ameaçar a baliza defendida por Andrada, mas sem problemas para este. Um remate de fora de Martínez e outro de Iturbe que passaram perto da baliza de Butland.

Na segunda parte, os ingleses começaram a dominar a bola. A Argentina refugiou-se atrás, apostando essencialmente no contra-ataque. Os europeus não conseguiram concretizar as jogadas mais perigosas ou por falta de pontaria ou por causa de Andrada, que voltou a mostrar-se seguro nas suas intervenções. Mas não esteve sozinho, visto que teve a ajuda de Pezzella e González Pirez, os centrais nacionais. Uma vez que os minutos passavam e a vontade dos ingleses estava em declínio, a equipa de Perazzo soltou-se um pouco mais. Além disso a entrada de Luque trouxe frescura à Argentina no lado esquerdo do ataque nas últimas oportunidades do jogo.

Com este empate, os argentinos ficaram líderes do Grupo F com 4 pontos. Atrás, com 3 pontos, está o México, que goleou a Coreia do Norte por 3-0. O terceiro lugar pertence à Inglaterra com 2 pontos e no último lugar está a Coreia do Norte com 1 ponto apenas. Os asiáticos serão os próximos rivais do albicelestes na quinta-feira (4 de Agosto) por volta das 23h (hora portuguesa). E a não ser que a Argentina perca por uma goleada, já está quase classificada para os oitavos de final.

Iturbe: "Estou tranquilo"
postado segunda-feira, 1 de agosto de 2011 às 19:32 | 0 comentário/s

Juan Manuel Iturbe deve ser titular nesta noite, frente à Inglaterra, selecção que a Argentina defronta na segunda jornada da fase de grupos do Mundial de Sub-20.

O avançado contratado pelo FC Porto foi suplente frente ao México, mas entrou em campo e conseguiu notas positivas. «São coisas do treinador, ele é que decide, estive no banco, mas estou tranquilo, entrei do melhor modo possível», lembrou Iturbe, em declarações na Colômbia, onde a prova se disputa.

«Lido bem com isso, o professor é que sabe por que é que me colocou como suplente, mas pode ser que haja alguma alteração agora», acrescentou.

Iturbe deve mesmo ser titular frente aos ingleses. A imprensa argentina dá mesmo conta de que o ex-Cerro Porteño deverá saltar para o onze ao lado de Erik Lamela.

O camisola dez da Argentina e principal referência da equipa neste Mundial está a contas com um problema num tornozelo, mas o técnico Walter Perazzo deverá lançar de início o autor do único golo da equipa até ao momento.

Iturbo a titular?
postado às 13:17 | 0 comentário/s

A selecção argentina de sub 20 teve um treino light depois da vitória frente ao México. Os que participaram no jogo, fizeram trabalhos de recuperação. Entre eles estava Iturbe, admissão chave para os astecas. Será titular no encontro contra a Inglaterra?

A Argentina não teve uma primeira parte de se lhe tirar o chapéu frente ao México. A equipa comandada por Walter Perazzo dependeram demasiado de Erik Lamela. Por isso, a entrada de Juan Manuel Iturbe na segunda parte foi uma das chaves da vitória dos argentinos. Irá ele entrar com titular frente à selecção de Inglaterra?

Depois de começar o mundial com o pé direito, a selecção de sub 20 treino nas instalações do clube Instituto San Ignacio. O treinador dividiu o plantel em dois: os que participaram no jogo fizeram trabalhos de recuperação, enquanto que os outros treinaram com os juvenis do clube Deportivo Rionegro.

Entre aqueles que realizaram a sessão de recuperação encontrava-se Iturbe. O novo jogador do FC Porto parece ter caminho aberto para ser titular. Que acham? Iturbo a titular?
     ir para o topo