Iturbe já faz treino condicionado
postado domingo, 30 de outubro de 2011 às 19:24 | 0 comentário/s

Esta manhã (30), Vítor Pereira orientou, no Estádio do Dragão, o último ensaio em solo português para a próxima partida para a liga dos Campeões frente aos cipriotas do APOEL, no qual não participou Souza. O médio submeteu-se a tratamento apenas, devido a uma contusão num dedo de um pé.

Por outro lado, a manhã ficou também marcada pelo regresso de Juan Manuel Iturbe que já desenvolveu treino condicionado. Lembro que este se lesionou em Sintra no jogo da Taça de Portugal frente à equipa de Pêro Pinheiro contraindo uma fractura no cotovelo. Quanto a Emídio Rafael, este manteve-se em repouso.

Depois do treino, Iturbe decidiu partilhar com os seus seguidores do Twitter a felicidade que é estar de volta e o optimismo que tem em relação à sua recuperação:
@Juan_iturbe93 - Hoje comecei a minha recuperação. Dói-me o corpo todo, depois de ter estado 2 semanas parado. Agora é apostar tudo na recuperação.
@Juan_iturbe93 - Espero recuperar da melhor maneira, mas ainda me custa a correr. Mas com o passar do tempo vai melhorar, estou muito feliz

60% de Iturbe por 4 milhões
postado sábado, 29 de outubro de 2011 às 11:34 | 0 comentário/s

O FC Porto pagou 4,050 milhões por 60% do passe de Iturbe e mais 200 mil euros por encargos adicionais. O custo da operação ainda não tinha sido revelado e aparece agora discriminado no Relatório e Contas, que acrescenta que Kelvin custou 3 milhões (90% do passe) e que a SAD pagou 2,5 milhões pela metade dos direitos económicos de Sapunaru que ainda estava na posse do Rapid Bucareste.

Nota ainda para o custo total da operação de compra dos 40 por cento do passe de Hulk, em Maio. O investimento ascendeu a 16,5 milhões de euros, um número histórico para a SAD do FC Porto.

Iturbe ainda em tratamento
postado quarta-feira, 26 de outubro de 2011 às 21:37 | 0 comentário/s

Nenhuma novidade em especial no apronto desta quarta-feira (26) no Centro de Estágio, penúltimo da semana. Iturbe manteve-se em tratamento e Rafa continua em repouso.

A equipa finaliza amanhã de manhã (10h30), à porta fechada novamente no Olival, a preparação do encontro frente ao Paços de Ferrira no Estádio do Dragão, esta sexta-feira, às 20h15, que abre a 9.ª jornada. No final da sessão, serão divulgados os convocados.

Iturbe na Gala dos Dragões de Ouro
postado terça-feira, 25 de outubro de 2011 às 16:48 | 1 comentário/s

Ontem, dia 24, realizou-se a Gala dos Dragões de Ouro no Coliseu do Porto. Uma cerimónia destinada a premiar os que mais se destacaram durante o ano no FC Porto.

Juan Manuel Iturbe, como jogador do FC Porto, também marcou presença na gala acompanhado pela sua namorada Fiorella Lopez e pelo seu pai Juan.


Iturbe e Fucile ausentes do treino por lesão
postado segunda-feira, 17 de outubro de 2011 às 17:22 | 0 comentário/s

O plantel do FC Porto regressou esta manhã ao trabalho, Vítor Pereira teve à sua disposição grande parte do plantel excepção feito aos casos clínicos de Iturbe e Fucile. A formação portista continua a preparação para a recepção ao APOEL de Nicósia,a contar para a 3ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.

O treinador do FC Porto não pode contar com o Iturbe devido a estar em repouso domicialiário depois de ter sido submetido a intervenção cirúrgica fruto de uma lesão na partida ante o Pêro Pinheiro. Jorge Fucile foi outro ausente por estar em tratamento de uma mialgia no gémeo da perna direita.

Iturbe pára duas semanas
postado às 17:19 | 0 comentário/s

Iturbe foi operado ontem de manhã (dia 16) a uma fractura no cotovelo esquerdo e vai ser sujeito a uma paragem competitiva de, no mínimo, duas semanas. Na prática, a intervenção cirúrgica teve dois objectivos: reduzir a fractura e, também, o tempo de inactividade. Isto porque se fosse adoptado um tratamento conservador - ou seja não invasivo - o braço teria de ser imobilizado durante alguns dias e o problema demoraria o dobro do tempo para desaparecer. A intervenção foi conduzida por Leandro Massada, no Hospital de Santa Maria, e decorreu dentro do previsto. De tal forma que a meio da tarde o reforço portista recebeu alta hospital e já se encontra em repouso domiciliário.

Estreia mais azarada para Iturbe era difícil. O "miúdo" foi lançado na equipa titular por Vítor Pereira e depois de ter iniciado os lances do terceiro e quarto golo da equipa, disputou um lance aéreo no meio-campo e caiu mal sobre o duro tapete sintético do Estádio Pardal Monteiro. O facto de não ter reentrado para a segunda parte deu a entender que o problema poderia ser grave. Porém, só após os exames complementares realizados ontem, ao início da manhã, é que permitiram detectar a fractura num dos ossos do cotovelo.

Iturbe vai, então, parar durante duas semanas, regressando ao activo muito a tempo da próxima eliminatória da Taça de Portugal, marcada para o fim de semana de 20 de Novembro. Iturbe não está inscrito na Champions e ainda não foi convocado no campeonato pelo que a prova-rainha do nosso calendário será o espaço competitivo ideal para Iturbe se mostrar.

Iturbe: "Agora só quero pensar em recuperar"
postado domingo, 16 de outubro de 2011 às 22:39 | 1 comentário/s

Juan Manuel Iturbe foi operado ao cotovelo esquerdo este domingo, depois de ontem ter saído lesionado do encontro de estreia com a camisola do FC Porto, em Pêro Pinheiro, para a Taça de Portugal, que terminou com goleada portista por 0x8.

Já em casa, depois de ter recebido alta do hospital, o jovem avançado argentino de 18 anos deixou uma mensagem no Twitter: «Graças a Deus tudo correu bem. Agora só quero pensar em recuperar», referiu.

Recorde-se que o avançado teve de ser substituído ao intervalo, por Varela.

Iturbe operado a fractura no cotovelo
postado às 22:35 | 0 comentário/s

O argentino Juan Manuel Iturbe foi operado neste domingo a uma fractura no cotovelo esquerdo, lesão contraída no sábado, na sua estreia pelo FC Porto no jogo com o Pêro Pinheiro, para a Taça de Portugal de futebol.

A operação decorreu sem intercorrências e o avançado do FC Porto já se encontra em repouso domiciliário”, informa o site

De acordo com a nota, Iturbe “foi submetido a uma intervenção cirúrgica conduzida por Leandro Massada, no Hospital Santa Maria”, no Porto, “perante a necessidade de reduzir a fractura”.

O jovem jogador argentino, que se estreou nos convocados dos portistas juntamente com o brasileiro Alex Sandro e o angolano Kadú, foi substituído ao intervalo do jogo com o Pêro Pinheiro, que os “dragões”, detentores do troféu, venceram por 8-0, passando à quarta eliminatória.

Iturbe vai ser reavaliado
postado às 16:31 | 0 comentário/s

Este domingo pelas 11 horas realizou-se o primeiro treino de preparação para o jogo da terceira jornada da Liga dos Campeões que se realizará esta quarta-feira, dia 19, frente ao APOEL.

Destaque para a reintegração de Kléber que treinou sem limitações dando um claro sinal de que a lesão foi superada e está apto para o jogo da Champions.

Por outro lado, o treinador Vítor Pereira não pôde contar com Fucile e Guarín, que se limitaram a fazer treino de recuperação, nem com Iturbe, que será reavaliado pelo departamento médico, depois de se ter lesionado com o Pêro Pinheiro.

O guarda-redes Caio, da equipa júnior, trabalhou com o plantel principal.

Amanhã, às 10.30 horas, no Olival, a equipa portista treinar-se-á mais uma vez.

Iturbe faz radiografia ao cotovelo
postado sábado, 15 de outubro de 2011 às 19:40 | 0 comentário/s

Promessa argentina estreou-se no reduto do Pêro Pinheiro, mas saiu ao intervalo, devido a lesão.

Não foi feliz a estreia de Iturbe no F.C. Porto, frente ao Pêro Pinheiro. O jovem avançado argentino caiu mal, a meio da primeira parte, e ficou com queixas no cotovelo do braço esquerdo. Acabou por ser substituído por Varela, ao intervalo, e vai agora fazer uma radiografia à referida zona.

Só após a realização desse exame é que o departamento médico dos «dragões» vai traçar o diagnóstico exacto, e determinar uma previsão de paragem.

O plantel do F.C. Porto tem um treino marcado para a manhã deste domingo (11h), para começar a preparar o jogo com o Apoel, para a Liga dos Campeões.

Iturbe sai lesionado de Pêro Pinheiro
postado às 19:17 | 0 comentário/s

Internacional argentino estreou-se em jogos oficiais pelo FC Porto.

O avançado argentino do FC Porto saiu lesionado do jogo da Taça de Portugal frente ao Pêro Pinheiro. Os dragões golearam a equipa da III Divisão por 8-0 mas perderam Iturbe ao intervalo.

Vítor Pereira apostou no jovem avançado de 18 anos mas foi obrigado a substituí-lo ao intervalo, depois de um lance aparatoso em que Iturbe ficou a queixar-se do cotovelo.

Para o lugar de Iturbe, o técnico portista lançou Varela, com o internacional português a marcar um dos golos.

Vítor Pereira sobre Iturbe: "Não podemos queimar etapas"
postado às 18:52 | 0 comentário/s

Técnico do F.C. Porto elogia postura da equipa, e fala das estreias de Alex Sandro e Iturbe.

Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, analisa a goleada ao Pêro Pinheiro (0-8), na 3ª eliminatória da Taça de Portugal:

«Fizemos um jogo sério. Adivinhava-se um desafio difícil, por causa do terreno, ao qual não é fácil adaptar. Dignificámos o clube. O primeiro golo foi a chave, pois abriu espaços. Foi um jogo sério e simplificado

[sobre Walter, figura do jogo, com quatro golos e uma assistência] «Walter é goleador. Os golos dão confiança. Precisa jogar para ter confiança. Teve uma fase em que não estava em condições, a nível emocional, mas ao estabilizar coloca o seu valor ao serviço do colectivo. É um jogador que tem golo

[sobre as estreias de Alex Sandro e Iturbe] «Gostei. São jogadores com talento. Foi pena a lesão do Iturbe. Com tempo vão acrescentar qualidade à equipa, quando estiverem adaptados

[ainda sobre Iturbe] «Falta aquilo que falta a qualquer jogador que é novo, seja ele mais ou menos experiente. Jogava num campeonato sul-americano, e há diferenças que tem de ir percebendo com tempo e de forma sustentada. Este clube tem a tradição de saber integrar jovens talentos, sem queimar etapas

'Poker' de Walter em festival azul e branco (0-8)
postado às 18:48 | 0 comentário/s

Pêro Pinheiro ainda deu luta, mas não evitou a goleada. Defour, Varela e Djalma (2) também marcaram. Jovem Kadu faz história no FC Porto.

O FC Porto bateu este sábado o Pêro Pinheiro, por 0-8, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

A equipa do Pêro Pinheiro, da III Divisão, apesar da derrota volumosa, ainda deu luta à equipa portista, uma vez que à meia hora de jogo o resultado ainda estava 0-0. Os dragões, contudo, 'acordaram' a quinze minutos do intervalo e fizeram cinco golos, por Defour (29'), Walter (33', 35' e 45') e Djalma (41').

Na segunda parte, os dragões fizeram, sem dificuldades, mais três golos, apontados por Djalma (57'), Varela (61') e Walter (90+1'). Tempo ainda para o jovem angolano Kadu fazer história ao serviço do FC Porto, ao tornar-se o mais jovem jogador de sempre a jogar pelos dragões. Com apenas 16 anos, o guarda-redes participou nos últimos dez minutos da partida.

Iturbe estreou-se com a camisola portista e já deu um ar da sua graça, mas saiu lesionado ao intervalo. Destaque, ainda, para as grandes exibições de Djalma, Defour e Belluschi, para além de Walter, que volta a confirmar as suas credenciais: quando joga... marca.

O FC Porto está apurado para a fase seguinte da Taça de Portugal, prova que venceu sempre nos últimos três.

Alex Sandro e Iturbe em estreia absoluta
postado às 10:11 | 0 comentário/s

Alex Sandro e Iturbe devem realizar esta tarde o seu primeiro jogo oficial com a camisola do FC Porto. Os dois estão convocados para a partida da Taça de Portugal, com o Pêro Pinheiro, sendo provável que Vítor Pereira tenha reservado para ambos um lugar no onze inicial.

No caso do lateral-esquerdo, tudo se conjuga para que assine hoje a sua estreia pelos dragões, depois de várias semanas afastado por lesão. Alex Sandro é o único jogador convocado para a sua posição, visto que Álvaro Pereira apenas chegou ontem da selecção do Uruguai e ficou de fora, o mesmo acontecendo com Emídio Rafael, que não está inscrito. Fucile é sempre uma solução de improviso a ter em conta, mas também ele tem o desgaste de uma viagem intercontinental e, por isso, o mais certo é que vá para o banco, até porque o lado direito da defesa deve ser ocupado por Sapunaru, que esteve lesionado e precisa de recuperar o ritmo competitivo para estar a 100 por cento no jogo da próxima quarta-feira, com o Apoel, para a Champions, no qual não poderá estar o castigado Fucile.

Quanto a Iturbe, é provável que seja lançado como uma das armas de ataque, apesar de Vitor Pereira recomendar alguma prudência em relação à sua integração na equipa. Pela primeira vez está convocado e o mais certo é que tenha entrada directa no onze. Tratando-se de um desequilibrador, fortíssimo no um-para-um, o jovem internacional argentino tem neste jogo uma oportunidade soberba para mostrar as suas qualidades aos adeptos que ainda não o conhecem.

Junto de "Novo Messi", ex-santista fará estreia em Portugal
postado às 09:40 | 0 comentário/s

A imprensa portuguesa destaca, na manhã deste sábado, as prováveis estreias do lateral Alex Sandro, ex-Santos, junto do argentino Iturbe, cujo apelido já conhecido é de Novo Messi. A partida válida pela Taça de Portugal será diante do Pêro Pinheiro, e o campeão da Copa Libertadores deve voltar a campo após longo período inativo.

Alex Sandro não atua desde o último Mundial Sub-20, há dois meses, em que já chegou em condições físicas prejudicadas, voltou a se lesionar e acabou cortado na primeira fase. Como é o único lateral esquerdo relacionado pelo treinador Vitor Pereira, ele só não joga em caso de surpresa. O jogador foi revelado pelo Atlético-PR.

O argentino Juan Iturbe já não tem sua presença entre os titulares vista como certa, mas também é dada pela imprensa portuguesa como provável. Ex-Cerro Porteño, Iturbe é descrito pelo jornal A Bola como um "desequilibrador, fortíssimo no um para um".

Vítor Pereira pede calma em torno de Iturbe
postado sexta-feira, 14 de outubro de 2011 às 13:12 | 0 comentário/s

O treinador do FC Porto, Vítor Pereira, abordou alguns dos talentos do plantel e mais precisamente Iturbe, tendo defendido que a esperança argentina ainda está em fase de adaptação ao futebol europeu.

«O Iturbe é talentoso e está a evoluir para padrões europeus mas não podemos criar uma expectativa demasiado alta. Iturbe tem de colocar o seu potencial ao serviço do colectivo», afirmou Vítor Pereira.

O treinador do FC Porto também analisou o lateral brasileiro Alex Sandro: «Não posso garantir que vai jogar já. O Alex tem trabalhado bem, é um defesa de muita valia mas atravessa um período de adaptação».

Iturbe estreia-se nos convocados
postado às 13:05 | 0 comentário/s

As estreias de Alex Sandro, Iturbe e Kadú são as principais novidades da lista de convocados do FC Porto, divulgada, esta sexta-feira, por Vítor Pereira para o jogo com o Pêro Pinheiro (III), da Taça de Portugal de futebol.

Na ordem inversa às estreias absolutas do médio brasileiro Alex Sandro, do avançado argentino Iturbe e do guarda-redes angolano Kadú de apenas 16 anos, o treinador dos "dragões" fez descansar para o jogo da Taça, em relação à última convocatória, Helton, Hulk, João Moutinho, Álvaro Pereira, Otamendi e Guarin. Destaque ainda para o regresso de Sapunaru à lista de convocados.

Os "dragões" realizaram hoje o último ensaio para a partida frente à equipa de Sintra, no Olival, em que já marcaram presença Álvaro Pereira, Cristian Rodríguez, Fucile, James, Hulk e Otamendi.

O colombiano Fredy Guarín foi o único dos "internacionais" que ainda não treinou. O médio esteve ausente para tratar de assuntos pessoais, devidamente autorizado pelo clube.

Com a recuperação total do brasileiro Alex Sandro, o seu compatriota Kléber é agora o único jogador entregue ao cuidado do departamento médico, permanecendo a fazer treino condicionado.

Lista dos 18 convocados:

Guarda-redes: Bracali e Kadu.

Defesas: Fucile, Alex Sandro, Maicon, Rolando, Sapunaru e Mangala.

Médios: Belluschi, Souza, Fernando, Defour.

Avançados: Cristian Rodriguez, James Rodriguez, Walter, Iturbe, Djalma e Varela.

Iturbe: "Sempre estive preparado para jogar"
postado quarta-feira, 12 de outubro de 2011 às 21:25 | 0 comentário/s

O avançado argentino Iturbe está confiante de que se pode estrear com a camisola do FC Porto, este sábado, no jogo da Taça de Portugal, frente ao Pero Pinheiro, uma missão para a qual está completamente preparado.

"Sempre estive preparado para jogar, porque, por algum motivo, um clube tão poderoso como o FC Porto reparou em mim", começou por dizer Iturbe no "superflash" no campo da Dragon Force, em Valadares.

O avançado confessou que quando chegou ao FC Porto sentiu alguma ansiedade para jogar, ansiedade que passou com o conselho dos colegas: "Sabia muito bem que era o mais jovem aqui e que tinha de aguentar. Não é que me tenha agradado ficar de fora, mas foi uma decisão do treinador".

Para Vítor Pereira, Iturbe teve palavras de elogio, considerando que o técnico "azul e branco" sempre o tranquilizou, para que estivesse ciente de que o FC Porto "tem grandes jogadores como o Hulk ou James, que são jogadores de selecções", mas que a sua hipótese para se estrear acabaria por chegar.

Agora, que a oportunidade parece estar à vista, o argentino, que nunca desesperou, está a trabalhar afincadamente. "Se puder estrear-me no sábado, fá-lo-ei da melhor maneira", garantiu, confessando que será um sonho tornado realidade.

Jogar na Europa e "num clube grande como o FC porto" são apenas parte do sonho de Iturbe, que quer, passo a passo, construir a sua carreira no "velho continente".

"Se tiver sorte posso ir para um clube como o Manchester United, o Barcelona, o Real Madrid, mas tenho de fazer bem as coisas cá para uma equipa dessas repare em mim", assumiu.

Isso passará por mostrar as qualidades que lhe valeram comparações com Messi, algo que o próprio não aceita.

"A verdade é que desde há muito tempo que estou a gerir isso, porque sabemos que o Lionel [Messi] é um jogador de outro nível, de outro mundo. Eu estou a iniciar a minha carreira futebolística e espero um dia poder ser como ele", disse.

Aos adeptos do FC Porto que nunca o viram jogar, o jovem argentino fez uma descrição das suas capacidades, definindo-se como "um jogador hábil, que pode abrir espaço para o ponta de lança".

A formação portista, detentora da Taça de Portugal, inicia a defesa do título frente a uma equipa da III Divisão, pelas 15 horas de sábado, no Campo Pardal Monteiro, em Pero Pinheiro, Sintra.

Som da entrevista à TSF AQUI

James é uma referência para Iturbe e companhia
postado sábado, 8 de outubro de 2011 às 10:04 | 0 comentário/s

COLOMBIANO FOI SUJEITO A UMA LONGA ESPERA ANTES DE SOBRESSAIR NO DRAGÃO

Se, por um lado, Kléber é o reforço mais utilizado por Vítor Pereira, por outro há novos jogadores no plantel que ainda nem sequer deram um ar da sua graça. Entre eles, o destaque vai para Juan Manuel Iturbe. Mesmo tendo chegado ao Dragão, no último verão, com a alcunha de “Novo Messi”, o jovem argentino, de 18 anos, ainda não foi lançado às feras pelo treinador. Motivo suficiente para o jogador desesperar? Talvez seja e, por isso, Iturbe tem de olhar para James e perceber que está a dar passos seguros rumo ao estrelato.

Foi assim com Anderson, depois com James e, agora, com Iturbe. Como o brasileiro já deu o salto para o Manchester United é, portanto, ao exemplo do colombiano que o argentino tem de se agarrar. El Bandido, recorde-se, também chegou à Invicta bastante novo, virgem no futebol europeu e foi posteriormente sujeito a um longo hiato competitivo, para depois poder surgir em força na nova realidade. Essa é uma estratégia bem sucedida que o FC Porto mantém ao longo dos anos e que agrada até ao selecionador Sub-20 da Argentina, Walter Perazzo.

Iturbe "está preparado", garante empresário
postado sexta-feira, 7 de outubro de 2011 às 17:48 | 0 comentário/s

O empresário de Juan Manuel Iturbe garante que o jovem argentino está «preparado» para se estrear com a camisola do FC Porto, algo que deve acontecer no próximo dia 15, frente ao Pêro Pinheiro, na Taça de Portugal.

«Ele está preparado, é um jovem muito profissional e espera pelo momento para poder fazer a estreia», disse Augusto Paraja, empresário do jogador, ouvido pela rádio Antena 1.

Para o empresário do jogador, que chegou à cidade invicta com selo de craque, é normal que Vítor Pereira ainda não o tenha colocado a jogar: «O treinador é que entende o que deve fazer. Iturbe chegou há pouco tempo, está a adaptar-se. O que acontece é lógico», considera.

Iturbe pode estrear-se na Taça... tal como James
postado quarta-feira, 5 de outubro de 2011 às 20:40 | 1 comentário/s

É uma possibilidade que começa a ganhar alguma força: Iturbe pode ser chamado aos convocados no encontro do FC Porto, que tem data marcada para o próximo dia 15, com o Pêro Pinheiro, clube da 3ª Divisão Nacional.

A deslocação ao clube de Sintra pode ter essa novidade de Iturbe fazer parte, pelo menos, do lote de convocados. O trabalho do jovem jogador tem agradado aos responsáveis e será muito natural, pelo menos, a primeira chamada.

Se isso acontecer, fica ainda mais um contributo para os caminhos cruzados com James... É que a estreia do colombiano aconteceu também num encontro da Taça de Portugal, no caso, com o Limianos, no Dragão, a 16 de Outubro do ano passado! Nesse jogo, os portistas venceram por 4-1 (Walter marcou três golos).

FC Porto não adica de Iturbe
postado terça-feira, 4 de outubro de 2011 às 23:23 | 0 comentário/s


Seleccionador argentino confirma a ausência do «mini-Messi». «Para ele é preferível continuar a conquistar a confiança do treinador»

A selecção sub-20 da Argentina participa nos Jogos Pan-Americanos 2011. A prova decorre em Guadalajara (México) de 14 a 30 de Outubro. Juan Iturbe seria um dos trunfos a aplicar pela alvi-celeste juvenil, mas tal não sucederá. Walter Perazzo, seleccionador argentino, confirma-o ao Maisfutebol.

«Falei duas ou três vezes com ele após o Mundial sub-20, expliquei-lhe que era importante tê-lo, mas o F.C. Porto não o cede. É impossível contar com ele, infelizmente. Mas percebo. Para o Iturbe é preferível continuar a trabalhar no clube e conquistar a confiança do treinador.»

Perazzo é um admirador confesso do jogador do F.C. Porto. «Tenho um carinho muito grande por ele e já lhe disse que podemos adiar o compromisso que tem comigo.» Compromisso? O treinador explica tudo.

«Ficou a dever-me pelo menos um golo no Mundial. Entrava bem, rematava, criava oportunidades e não marcava. Ele sabe que preciso dos seus golos. Entendo o tipo de futebol dele e sei que, pouco a pouco, vai convencer o senhor Vitor Pereira, treinador do F.C. Porto.»

No futuro, Walter Perazzo não duvida: «Iturbe será titular da principal selecção argentina». «Dá-me muito gozo treiná-lo. Cumpriu sempre as minhas indicações e é um rapaz humilde. Está num clube estável, ambicioso e que não é para qualquer um. Conto com ele para próximos compromissos.»

Iturbe "é uma jóia valiosa, está preparado"
postado às 23:04 | 0 comentário/s

Walter Perazzo e Leonardo Astrada, últimos treinadores antes da chegada ao Dragão, analisam a situação do argentino no F.C. Porto. «Vale a pena esperar»


O talento aguenta, incubado, longe de avaliações apressadas e pressões insustentáveis. Mil cuidados envolvem a gestão de Juan Iturbe. Um pouco à imagem do ocorrido com James Rodríguez na pretérita temporada. O processo é comum e compreensível, se nos lembrarmos que envolve um menino de 18 anos.

Por outro lado, é verdade, a curiosidade adensa-se. Nos adeptos, na comunicação social, na própria estrutura do F.C. Porto. Para quando o lançamento do prodígio argentino? Será normal a ausência permanente das convocatórias? O Maisfutebol procurou respostas e encontrou-as nos dois últimos treinadores a trabalhar com Juan Iturbe, antes da viagem definitiva do pulguita para Portugal.

Walter Perazzo, seleccionador argentino de sub-20, e Leonardo Astrada, técnico do esquerdino no Cerro Porteño, estão em sintonia: «O Iturbe é uma jóia valiosa, não pode ser tratado com descuido», regista o primeiro; «está preparado para jogar, mas não pode ser olhado como salvador ou titular imediato», acrescenta Astrada.

Não há, asseguram ambos, razões para duvidar da excelência de Iturbe. «É um menino-maravilha, física e tecnicamente soberbo. Salta bem, remata bem, possui qualidades incríveis. É o melhor da sua idade na Argentina. Tem de melhorar o timing do passe e saber quando pode driblar ou não», aventa Walter Perazzo.

Leonardo Astrada passa também por aí. Pelos defeitos do mini-Messi. «Comete erros e está na idade de os cometer. O Iturbe pratica um futebol de risco e com alguns excessos. Quando o fazia, obrigava-me a ter conversas privadas, paternalistas, com ele. Explicava-lhe que não tem de ser sempre ele a decidir.»

«Foi ídolo no Cerro e será ídolo no F.C. Porto»

O F.C. Porto realizou 11 jogos oficiais. Iturbe nunca fez parte dos planos de Vitor Pereira. Não está, inclusivamente, inscrito na Liga dos Campeões. A paragem no campeonato permitirá retocar o génio anunciado, apurar o feeling competitivo, aproximar o jovem argentino da equipa.

O Pero Pinheiro, dia 15 de Outubro para a Taça de Portugal, pode muito bem promover a sua estreia.

Walter Perazzo conhece Juan Iturbe há vários anos e sabe como funciona a sua mente. «Não vai ceder ao peso das expectativas criadas. Emocionalmente melhorou muito no último ano. Está mais sólido, mais tranquilo. Mas tem só 18 anos. Não me canso de dizer que não nos podemos esquecer disso.»

Leonardo Astrada vai mais longe. «Foi ídolo no Cerro Porteño e vai ser ídolo no F.C. Porto. Pode ser já em Outubro, em Novembro ou em Dezembro. Ou só em Agosto do próximo ano, não interessa. Vale a pena esperar por Iturbe. As pessoas em Portugal vão perceber isso.»
     ir para o topo