Iturbe evolui para integrado condicionado
postado quarta-feira, 30 de novembro de 2011 às 17:19 | 0 comentário/s

Gozados dois dias folgas após o triunfo frente ao SC Braga, para o campeonato, o plantel do FC Porto começou esta quarta-feira a preparar o jogo da Liga dos Campeões com o Zenit, na próxima semana.

Iturbe foi a principal novidade da sessão, ao aparecer no relvado para realizar treino integrado condicionado. O argentino fracturou o cotovelo esquerdo no jogo da Taça de Portugal com o Pêro Pinheiro e foi operado, tendo ficado seis semanas em recuperação, mais três do que o esperado.

Hoje, o jogador foi reavaliado pelo departamento clínico portista e acabou por evoluir mais uma etapa no processo de recuperação, num treino em que Vítor Pereira chamou Caio, guarda-redes dos sub-19, para os trabalhos com o plantel principal.

No mais, Mangala e Alex Sandro continuam a fazer treino condicionado, enquanto Guarín se mantém em tratamento. Em repouso continua Emídio Rafael.

Amanhã, quinta-feira, há novo treino do Olival a partir das 10.30 horas.

Um trunfo para o futuro
postado às 17:13 | 0 comentário/s

A ausência de Iturbe dos relvados é notada, comentada, mas longe de poder ser criticada em termos de... empate de capital. Pelo menos, em termos oficiosos (dado que os valores da contratação do jovem argentino, ainda com 17 anos, não careciam de comunicação à CMVM), foi divulgado que o FC Porto apenas pagou 1,5 milhões de euros pelo jogador, contratado ao Cerro Porteño, do Paraguai. Veio a público que teriam sido 4,5 milhões, montante talvez inflacionado e já vitaminado por várias comissões... Certo mesmo é que a grande esperança do futebol portista, sul-americano e até mundial, está seguro pelo FC Porto até 2016, que detém 60% do seu passe. E blindado por 60 milhões de euros.

Iturbe vai a jogo em Dezembro
postado às 12:58 | 0 comentário/s

Os adeptos portistas ainda vão ver este ano Iturbe em acção. O que já não acontece desde 15 de Outubro, quando o argentino foi a jogo pela primeira e única vez desde que está no Dragão. E só na primeira parte da partida com o Pêro Pinheiro, para a Taça de Portugal, porque entretanto fracturou o cotovelo esquerdo.

Operado no dia seguinte ao desafio realizado fora de portas, num relvado sintético, estimava-se que Iturbe recuperasse da lesão sofrida num máximo de três semanas. Passaram entretanto seis, um mês e meio, e o novo Messi, como é a sua alcunha, por muito que isso o contrarie, ainda se treina de forma condicionada.

A partir de hoje, dia que coincide com o regresso dos dragões ao trabalho, após duas folgas, o internacional sub-20, pérola muito bem protegida pelos portistas, ou não teria baixa tão prolongada, entra numa nova e decisiva fase que passa pelo seu regresso imediato ao activo antes do final do ano. O que será uma maneira de fazer esquecer a acidentada estreia e poder já brindar a uma nova era no Dragão.

Sobram poucas opções para o argentino voltar à competição antes de 31 de Dezembro, dado não ter sido inscrito na Champions e o FC Porto estar afastado da Taça de Portugal, troféu de que ainda é detentor, mas o avançado dispõe ainda de duas oportunidades no próximo mês para pisar o relvado com a camisola azul e branca: Beira-Mar, em Aveiro, no próximo dia 11, e o Marítimo, no Dragão, a 18. Depois disso, os portistas entram logo de férias de Natal, regressando no início do novo ano, para a partida com o Paços de Ferreira, da Taça da Liga.

Esta manhã, início da contagem decrescente até ir a jogo, Iturbe vai ser reavaliado pelo corpo clínico e gradualmente preparado por Vítor Pereira para (re)entrar na equipa num quadro confortável. Isto é, num jogo que não ofereça riscos mínimos e, se possível, em casa. O que estará reservado para o encontro de despedida do ano, com o Marítimo, a 18 de Dezembro. Se as coisas correrem bem...

Vítor Pereira não descarta Iturbe para Coimbra
postado quinta-feira, 17 de novembro de 2011 às 13:28 | 0 comentário/s

Hoje (17) pelas 13h00 no Centro de Treinos do Olival realizou-se a conferência de imprensa de antevisão ao jogo deste sábado (19) frente à Académica a contar para a Taça de Portugal.

Esta prova sempre foi muito importante para os dragões e Vítor Pereira não escondeu isso: "Os jogadores alimentam-se das vitórias e dos títulos. É uma taça que queremos conquistar, é mais uma, e por isso temos de ganhar, mas sabemos que a cada ano que passa as dificuldades são maiores."

Apesar de moralizado com a vitória no jogo com os estudantes para o campeonato (3-0), o técnico reconhece que a partida do fim-de-semana tem outros contornos.

"É uma prova diferente, a eliminar, mas vamos conscientes das dificuldades. Vamos defrontar uma equipa bem orientada, que procura jogar futebol de qualidade. Queremos passar a eliminatória porque temos o objetivo de vencer a Taça de Portugal".

Quanto aos possíveis convocados para o jogo em Coimbra, o treinador do FC Porto deixou tudo em aberto tanto para os casos dos recém chegados das selecções como para os lesionados Iturbe, Sapunaru e Fucile. Há apenas a certeza de que Guarin estará posto de parte visto que chega lesionado e segundo o treinador "vai estar afastado durante algum tempo".

Em relação a Iturbe, Vítor Pereira referiu que terá o dia de amanhã para o avaliar correctamente e verificar se se encontra apto ou não para o jogo de sábado, não excluindo a possibilidade de o convocar.

Iturbe já treinou com o grupo
postado terça-feira, 15 de novembro de 2011 às 12:25 | 0 comentário/s

O FC Porto voltou esta terça-feira a treinar para preparar o jogo com a Académica para a Taça de Portugal, partida agendada para sábado, às 20 e 15.

Vítor Pereira contou com 16 jogadores no relvado do Olival - ainda há muitos internacionais ao serviço das respectivas selecções - com destaque para o regressado Iturbe que já trabalhou com o plantel. Recorde-se que o argentino se tinha lesionado no jogo da Taça com o Pêro Pinheiro.

Também Sapunaru subiu ao relvado, embora tenha treinado condicionado.

O regresso de Iturbe pode ser em Coimbra
postado segunda-feira, 14 de novembro de 2011 às 23:32 | 1 comentário/s

Quase um mês depois de ter fracturado o cotovelo esquerdo no jogo com o Pêro Pinheiro, a 15 de Outubro, para a Taça de Portugal, Juan Iturbe está de novo capaz de ir a jogo na prova em que se estreou com a camisola azul e branca.

O avançado argentino, que excedeu numa semana o tempo de recuperação, já se treinava há algum tempo condicionado e ontem, pela primeira vez, o seu nome desapareceu do boletim clínico.

Assim, ao que tudo indica, o atacante argentino poderá ser lançado por Vítor Pereira no duelo com a Académica. A única dúvida prende-se com o pouco ritmo competitivo que o avançado tem esta época.

Pinto da Costa: "James e Iturbe são o futuro"
postado domingo, 13 de novembro de 2011 às 09:54 | 0 comentário/s

A fama do FC Porto no mercado ainda não atingiu o auge com os 40 milhões de euros amealhados com a venda de Falcao ao Atlético de Madrid. Pinto da Costa já tem novos trunfos e nomeou-os numa conversa com o "L'Équipe": "Falcao saiu, é verdade, mas já temos jovens jogadores fantásticos como James Rodríguez e Iturbe, que representam actualmente o nosso futuro". A dupla sul-americana, mesmo estando em fases de evolução diferentes, promete continuar a manter equilibradas as contas de um clube sem os meios financeiros de outros emblemas europeus, proporcionando ainda retorno desportivo, a variável que continua a projectar os craques do Dragão.

Também nesse âmbito se enquadra o nome de Danilo. Foi caro, é certo, mas não é, na opinião do presidente, dinheiro deitado fora. Pinto daCosta não tem dúvidas em relação ao retorno económico que o clube poderá amealhar no futuro com o brasileiro... e não só. Apesar de a transferência do jogador do Santos ter entrado directamente para o topo da lista de jogadores mais caros alguma vez comprados pelos azuis e brancos - 13 milhões de euros pelo passe, mais três milhões gastos em comissões -, o presidente dos campeões nacionais garantiu estar descansado quanto à qualidade do lateral. "Foi um risco calculado. Mas não tenho quaisquer dúvidas quanto à sua rentabilidade e até é internacional pelo Brasil", frisou. A primeira referência ao brasileiro, que se encontra vinculado ao Santos até Janeiro, enquadra-se numa reportagem do jornal francês que conduz os seus leitores à descoberta do "Sistema FC Porto", que permite ao clube ganhar regularmente ao mais alto nível, revelar novos valores para o futebol e depois vendê-los aos maiores emblemas europeus amealhando quantias chorudas, época após época, sem que a equipa se ressinta disso.

Esta descoberta constante de novos valores assenta numa rede com cerca de três centenas de olheiros que observam jogadores no mundo inteiro e mantêm o clube actualizado com o que de melhor há no mercado para reforçar a equipa, mal ela se separe de uma das suas pérolas. Este "sistema" do FC Porto virou imagem de marca de um clube, cuja história fala por si. "Aqui ganham-se muitos títulos e depois os jogadores ainda saem para clubes maiores. Eles sabem isso. A marca Porto existe!" sublinha Rui Barros, jogador da casa, que vestiu as cores do Mónaco.

Incógnito mês de Janeiro
postado quarta-feira, 9 de novembro de 2011 às 12:57 | 0 comentário/s

Iturbe pode dar que falar no primeiro mês do próximo ano. Isto porque, o argentino de apenas 18 anos contratado ao Cerro Porteño, tido como uma das grandes promessas do futebol mundial, que não foi inscrito para as competições europeias nesta primeira fase, pode ser uma das soluções para a segunda fase da época. Isto se os dragões conseguirem o apuramento para Liga dos Campeões ou, no mínimo, Liga Europa.

Recorde-se que Juan Manuel Iturbe ainda só foi convocado para um jogo, sendo este da Taça de Portugal em que apenas conseguiu jogar 45 minutos devido à lesão contraída no final da primeira parte do encontro frente ao Pêro Pinheiro em Sintra.

Iturbe não vê a hora de voltar aos treinos
postado terça-feira, 8 de novembro de 2011 às 19:57 | 0 comentário/s

Iturbe continuar a realizar treino condicionado, mas poderá regressar aos relvados do Olival ainda esta semana. Para já, não passa de uma hipótese, mas a recuperação para a partida com a Académica, da Taça de Portugal, ainda é possível. Recorde-se que foi, precisamente, nesta competição que o "mini Messi" se estreou com a camisola do FC Porto e, também, onde se lesionou no cotovelo esquerdo, sendo obrigado a uma intervenção cirúrgica.

Através do Twitter não escondeu a ansiedade pelo regresso:
@Juan_iturbe92 - Hoje acordei com as pilhas carregadas, não vejo a hora de poder treinar normalmente. Graças a Deus vou pelo bom caminho.

Esta paragem da competição acaba por ser favorável às suas intenções.

Iturbe quase a regressar
postado segunda-feira, 7 de novembro de 2011 às 11:32 | 0 comentário/s

Iturbe está próximo do regresso ao trabalho em grupo, após paragem forçada por lesão - fractura no cotovelo esquerdo na deslocação a Sintra, para a Taça de Portugal, onde o dragão goleou (8-0), o Pêro Pinheiro.

Operado, o argentino tem vindo a evoluir sem pressa e a recuperação avança de forma favorável, admitindo-se que, até ao início da próxima semana, surja em acção nas manobras colectivas, depois de ter iniciado há dias um período de treino condicionado.

Recorde-se que o avançado argentino, de apenas 18 anos, foi contratado ao Cerro Porteño, do Paraguai, e tem uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, sendo considerado a maior promessa do clube azul-e-branco.

Messi elogia compatriotas Iturbe e Gaitán
postado sexta-feira, 4 de novembro de 2011 às 18:04 | 0 comentário/s

O melhor jogador do Mundo, Messi, na apresentação da nova bota adizerof50, deixou elogios aos seus compatriotas que jogam em Portugal, Gaitán e Iturbe.

«Gaitán é um belíssimo jogador. Não o conhecia bem, confesso. Só quando se juntou a nós na selecção, mas tem muito talento e estou seguro que vai continuar a crescer. Vai crescer muito mais», disse sobre o argentino do Benfica.

Já sobre Iturbe: «Outro que promete muito. Quando estava nas selecções jovens trabalhou connosco e na altura não tinha clube. Perguntávamo-nos como era possível! Um jogador daqueles não ter clube! Agora foi para Portugal e tenho a certeza de que vai triunfar.»
     ir para o topo