Iturbe já está na Invicta
postado sábado, 31 de dezembro de 2011 às 15:50 | 0 comentário/s

A maioria dos jogadores sul-americanos do plantel portista, que passaram a quadra natalícia nos seus países, já estão no Porto e começam esta tarde, às 15.30 horas, no Olival, a preparar o jogo da próxima jornada, com o Sporting.

Fucile e Fernando foram os primeiros a chegar à Invicta, ambos com um ar cansado e em silêncio. Seguiram-se Belluschi, Rodriguez e Otamendi e, mais tarde, Bracali, Alex Sandro, Kléber e Souza. Na zona de chegadas também já estava o central, Maicon. Iturbe foi o último a chegar à Invicta acompanhado de sua namorada Fiorella.

Etiquetas:

Iturbe: "James deu-me conselhos"
postado quinta-feira, 22 de dezembro de 2011 às 14:38 | 0 comentário/s

Os votos de Iturbe para 2012 dizem muito sobre esta sua primeira meia época ao serviço do FC Porto. “Espero jogar mais”, atirou sem demoras o argentino, de 18 anos, mostrando-se conhecedor da estratégia adoptada pelo FC Porto com jovens talentos que chegam ao plantel principal.

O James sempre me deu conselhos, sempre me disse que, no ano passado, viveu uma situação semelhante à minha. É um jovem jogador com muita qualidade e tem um futuro promissor. Estive até agora a trabalhar na minha adaptação e, agora, oxalá que tudo corra bem”, desejou.

Na partida para o Paraguai, onde vai passar as mini-férias de Natal, o “Messi Guarani” – alcunha pela qual Iturbe é conhecido – também revelou um sonho que espera ver concretizado já no próximo ano. “Claro que quero ser inscrito na Liga Europa... Todos os jogadores têm o sonho de jogar numa competição europeia. A Liga Europa é uma grande competição e o FC Porto vai defender o título que conquistou no ano passado”, finalizou.

Etiquetas:

Iturbe de regresso ao Paraguai
postado às 13:10 | 0 comentário/s

O dia de hoje é marcado pelo regresso de Iturbe ao Paraguai. O avançado argentino revelou satisfação pelo modo como foi recebido no FC Porto e garantiu estar adaptado ao futebol português.

«Estou muito contente com a grandeza do clube e pela forma como fui recebido», afirmou Iturbe.

O jovem jogador argentino apenas lamentou ter estado parado: «Tive azar com a lesão, que acabou por me afastar durante algum tempo. Vou fazer com que seja melhor para o ano. Também já estou melhor adaptado ao futebol português, que é muito diferente do argentino»

Etiquetas:

Vitor Pereira: "Iturbe faz coisas que entusiasmam"
postado terça-feira, 20 de dezembro de 2011 às 16:06 | 0 comentário/s

A estreia na Taça da Liga, uma competição à qual tradicionalmente o F.C. Porto nunca deu muita importância, gera a expectativa de ver Iturbe no onze titular. O que traz por arrasto muita curiosidade em perceber como o argentino é realmente um fenómeno. Para já, porém, Vítor Pereira não promete nada.

 «Se ele vai ser titular? Vamos ter de aguardar para ver», disse, para depois explicar todo o processo de integração que está a fazer com o jovem. «Vai ser integrado aos poucos, à semelhança do que fizemos com o James no ano passado, porque vem de um futebol diferente e temos de ter cuidado.»

«O Iturbe tem qualidade e temos de ter alguma paciência na integração dele. Temos de o defender, a integração e o tempo de jogo têm de ser em função da adaptação dele, para não queimarmos etapas. Tem de ir conquistando o espaço dele assimilando conceitos tácticos e princípios de jogo.»

Ora numa altura em que a época já vai longa, com a paragem de natal à porta, o treinador admite que é normal haver alguma impaciência. Mas adianta que os timings são decididos por ele. «O Iturbe gera alguma expectativa juntos dos adeptos, como qualquer jogador que ainda não vimos jogar

«Mas o que eu quero é que no dia em que ele for posto à prova tenha qualidade para responder. Ele do ponto de vista individual faz coisas realmente que entusiasmam, mas tem de responder também colectivamente, tem de ter consistência e sustentabilidade para colocar o talento ao serviço da equipa.»

Pelo caminho, e porque se trata também de um jovem, falou-se de Danilo. O brasileiro chega ao Porto ainda este ano e sem experiência nenhuma de futebol europeu. Entrará ele logo na equipa? «Temos de ver. Ele vai chegar, teremos de ver em que condições e depois integrá-lo gradualmente

Etiquetas:

Iturbe: "Carinho do Dragão deu-me confiança"
postado às 13:32 | 0 comentário/s

Longa se tornou a espera, mas valeu a pena. "Foi muito lindo", contou a O JOGO. Quase quatro meses depois de ter aterrado no aeroporto Francisco Sá Carneiro, após a participação no Mundial de sub-20, Iturbe estreou-se finalmente no Dragão com a camisola do FC Porto. Para trás ficaram dias de alguma ansiedade e a lesão sofrida em Pêro Pinheiro, onde foi utilizado pela primeira vez por Vítor Pereira. As indicações dadas foram boas, mas uma queda aparatosa custou-lhe um retrocesso no processo de adaptação ao clube.

 Em Aveiro, entrou já nos descontos, mas no último sábado foi aposta no quarto de hora final, numa altura em que o jogo ainda estava empatado. "Fiquei muito contente pela minha estreia no Estádio do Dragão; era um sonho, era a minha meta. Quando vim para o FC Porto, imaginei como seria jogar neste estádio", referiu.

As estatísticas ainda não fazem justiça - nem podiam, dado o pouco tempo passado em campo - às expectativas criadas em torno da sua contratação no defeso. Iturbe chegou rotulado de craque, mas à semelhança de Anderson ou, mais recentemente, de James Rodríguez, está a passar por uma fase de maturação táctica antes de ser lançado às feras. Contudo, o jovem paraguaio, que preferiu representar a selecção da Argentina, já conquistou a exigente plateia do Dragão, que lhe ofereceu uma enorme salva de palmas mal saltou do banco para o aquecimento na partida com o Marítimo. "É excepcional sentir o carinho do público, quando te aplaudem isso dá-te logo muito confiança e foi o que senti desde o primeiro momento", frisou. O minuto 75 do encontro com os insulares vai por isso ficar guardado na memória. "Foi muito lindo, mas já estou a pensar nos próximos jogos e em ajudar a equipa a ganhar", atirou, referindo-se à deslocação a Paços de Ferreira, marcada para as 21h00 de amanhã.

Iturbe ainda não sabe se vai ser opção para a estreia do FC Porto na Taça da Liga, mas garante estar preparado. "Sinto-me muito tranquilo, espero ter mais oportunidades para jogar e vou dar tudo para ajudar a equipa a ganhar", assegurou.

Iturbe sabe que tem de dar um passo de cada vez, pelo que não se entusiasma em demasia com os 15 minutos de fama proporcionados por Vítor Pereira no sábado. "Este é um caminho que tenho de percorrer, vou jogando e aguardo tranquilamente as minhas oportunidades", atirou. A terminar, o extremo agradeceu o apoio que tem recebido no clube. "Tudo o que tenho conseguido é graças ao apoio dos meus companheiros e também da Direcção; todos me têm ajudado muito", garantiu.

Etiquetas:

Lesão condicionou período de maturação
postado às 13:19 | 0 comentário/s

James passou pelo mesmo.


Iturbe ainda não teve tempo de confirmar créditos. O craque que o FC Porto foi contratar ao Cerro Porteño ainda não completou o período de maturação ou, se quisermos, de adaptação ao novo clube e ao futebol europeu. A principal dificuldade prende-se com questões de índole táctica, mas a lesão sofrida no dia em que Vítor Pereira lhe deu a primeira oportunidade - Pêro Pinheiro - também não ajudou nada. Pelo contrário. Iturbe só esteve em três jogos e soma 61 minutos. James, também ele um jovem talentoso quando chegou ao Dragão, passou por um processo idêntico na época passada. Só que não se lesionou e nesta altura tinha cinco jogos e 202 minutos nas pernas. A afirmação do colombiano veio com o ano novo. Um exemplo para Iturbe...

Etiquetas:

Iturbe deixa água na boca
postado às 13:04 | 0 comentário/s

Chegou com o rótulo de craque, participou em três jogos mas já começa a empolgar os adeptos. O novo Messi vai ter oportunidade de se mostrar amanhã em Paços de Ferreira.


Juan Iturbe é um dos nomes de quem se fala entre os adeptos do FC Porto, desejosos de ver mais do prodígio sul-americano que a SAD contratou no último defeso ao clube paraguaio Cerro Porteño.

Internacional jovem argentino de apenas 18 anos, chegou ao Dragão com o rótulo de estrela em ascenção, mas não pôde revelar no imediato todos os seus créditos, uma vez que esteve afastado durante algum tempo devido a lesão. Frente ao Pêro Pinheiro, para a Taça de Portugal, fez então a sua primeira aparição com a camisola dos campeões portugueses, mas o jogo correu-lhe mal, pois saiu lesionado ao intervalo, com um problema no cotovelo esquerdo que o conduziu a um novo período de inactividade.

Iturbe não cedeu ao primeiro infortúnio, recuperou totalmente desse problema traumático e voltou a fazer parte das opções para o jogo de Aveiro, com o Beira-Mar. Entrou no último minuto mas revelou-se muito mexido e com vontade de mostrar serviço, actuando solto no ataque numa altura em que era importante conservar a vantagem magra no marcador.

No último sábado, com o Marítimo, ajudou a desatar o nó criado pela equipa insular. Quando correu poara o banco, por ordem de Vítor Pereira, as bancadas agitaram-se, num claro sinal de enorme esperança que nele depositam. O novo Messi não desperdiçou a oportunidade e fez empolgar a plateia. Apesar de ter jogado escassos 16 minutos, Iturbe abanou com o jogo, assumiu as responsabilidades como o também jovem James Rodriguez tantas vezes faz e deixou os adeptos com água na boca.

A verdade é que todos querem ver mais do novo génio do Dragão, sendo que o jogo de amanhã, em Paços de Ferreira, surge na altura certa para Iturbe somar mais tempo de competição e exibir todo o potencial que o coloca entre as maiores esperanças do futebol mundial. Há muitos olhos postos nele...

Etiquetas:

Taça da Liga abre-se para os mais novos
postado segunda-feira, 19 de dezembro de 2011 às 08:48 | 0 comentário/s

É já depois de amanhã (21) que os campeões nacionais abrem a sua participação na Taça da Liga, defrontando um Paços de Ferreira que se encontra numa posição incómoda no campeonato. O desafio está marcado para a Mata Real, mas nem por isso o treinador do FC Porto vai deixar de apresentar um onze com muitas novidades em relação àquele que bateu o Marítimo.

Não obstante tratar-se de uma competição que o clube nunca venceu, há muito que a estratégia está definida. Aquando da final da Taça de Portugal da época passada, André Villas-Boas revelou que a Taça da Liga seria aproveitada para colocar jogadores mais novos e dar oportunidade aos produtos da formação.

Pois bem, há gente que está na primeira linha de opções para ganhar mais alguns pontos junto de Vítor Pereira. juan Iturbe e Alex Sandro são casos flagrantes de jovens talentos, de 18 e 20 anos, respectivamente, que necessitam de minutos para reforçar o seu capital de confiança. O central Eliaquim Mangala é outro jogador que vai aproveitar o embate com o Paços de Ferreira para voltar ao onze, o mesmo acontecendo com Souza. Dois elementos que já chegaram a fazer parte das apostas iniciais do técnico.

Além de dar descanso às unidades mais sobrecarregadas, Vítor Pereira pretende dar ritmo a jogadores que não têm marcado presença na equipa com grande assiduidade. O plantel não é extenso, pelo que o treinador necessita de contar com todos para a segunda metade da época.

"Messi guarani" contente com a recepção
postado às 08:38 | 0 comentário/s

Antes de concentrar as suas atenções no paços de Ferreira, juan iturbe desfrutou do primeiro jogo perante os adeptos portistas. O "Messi guarani" não vai esqueces o momento em que entrou em campo. Estou contente pela vitória na estreia no Dragão. Vamos à procura de mais. Obrigado a toda a gente que nos dá apoio, referiu o extremo, através do Twitter. Tendo estado 15 minutos no relvado, o argentino agitou o jogo e arrancou um cruzamento que só não deu golo de Kléber porque Peçanha fez uma grande defesa.

Momentos de Iturbe no FC Porto x Marítimo
postado domingo, 18 de dezembro de 2011 às 21:23 | 0 comentário/s

Iturbe já pisou o Dragão
postado às 13:23 | 0 comentário/s

Ontem pelas 20h30 iniciava-se o último jogo do FC Porto para a Liga Zon Sagres no ano 2011 frente ao Marítimo, a equipa revelação da temporada de 2011/2012. Iturbe estava no banco mas com esperança de poder pisar o palco principal dos dragões ainda este ano.

O jogo não estava fácil e o FC Porto precisava de marcar. Perto do intervalo, James Rodriguez lesiona-se e era certo que não regressaria para a segunda parte e foi o que aconteceu, saída do número 19 para a entrada do número 11, Kléber Pinheiro, antigo ponta de lança do adversário Marítimo. O FC Porto tinha assim apenas mais duas substituições possíveis e três jogadores a aquecer: Cristian Rodriguez, Souza e Iturbe.

Aos 57 minutos entra então Cristian Rodriguez para o lugar de Maicon, passando Djalma para a posição de lateral direito. Restava uma substituição e Souza e Iturbe continuavam a aquecer. Finalmente aos 74 minutos Vitor Pereira chama o argentino de 18 anos e todo o estádio do Dragão aplaudiu a decisão do treinador que retirou Djalma.

Iturbe teve a oportunidade de mostrar em aproximadamente 20 minutos um pouco do seu talento. Aos 77 minutos faz cruzamento para Kléber cujo remate de cabeça fora defendido por Peçanha. Aos 86 minutos, o "mini-Messi" leva cartão amarelo. E finalmente aos 89 minutos, Iturbe tenta o golo com um remate forte de fora da área que sai ao lado, sendo um dos lances-chave pelo jornal O JOGO.

Segundo alguns adeptos, Iturbe "tem muito talento", "merece jogar mais tempo" e "vai ser muito grande no FC Porto".

Avaliação do jornal O JOGO:
Iturbe (5) - Estreou-se no Estádio do Dragão e sentiu o calor do público, que promete andar com ele ao colo durante esta fase de adaptação. Foi dele o cruzamento bem medido para a cabeça de Kléber.


Iturbe pode estrear-se no Dragão
postado sexta-feira, 16 de dezembro de 2011 às 17:43 | 0 comentário/s

Depois de se estrear na Liga Zon Sagres frente ao Beira-Mar, Iturbe tem agora a oportunidade de pisar o relvado do Dragão pela primeira vez em competição, visto estar incluído na lista de convocados para o jogo frente ao Marítimo este sábado (17) às 20h30.

Parece que o período de adaptação do argentino está a correr pelo melhor e que Vítor Pereira está agradado com o trabalho do avançado começando, aos poucos, a abrir-lhe as portas para se mostrar o seu talento aos adeptos portistas que tanto esperam de si.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Helton, Bracali
Defesas: Alex Sandro, Alvaro Pereira, Maicon, Mangala, Otamendi, Rolando
Médios:  Belluschi, Fernando, James Rodriguez, João Moutinho, Souza
Avançados: Cristian Rodríguez, Djalma, Hulk, Iturbe, Kléber

Iturbe ao estilo de James e Anderson
postado terça-feira, 13 de dezembro de 2011 às 20:57 | 0 comentário/s

Argentino à vista ao fim de três meses e meio. Aposta para repetir mais vezes na Liga.

Onde já vimos este filme? Ao fim de três meses e meio, o período de incubação de Juan Iturbe parece estar, enfim, concluído e o argentino, que já foi rotulado de futuro Messi, surgiu pela primeira vez numa convocatória dos dragões para a Liga, assinando a estreia frente ao Beira-Mar, em dois curtíssimos minutos que serviram para despertar os sentidos dos adeptos portistas.

A exemplo do que sucedera com Anderson (chegou ao Dragão no início de 2006 e esperou três meses para se estrear no Campeonato) e James Rodriguez (o colombiano foi contratado na última época e precisou de período idêntico ao do brasileiro para debutar na Liga), o novo prodígio do FC Porto, também ele esquerdino como os outros dois, mereceu tratamento privilegiado por parte dos responsáveis azuis e brancos.

Como acontece agora com Iturbe, o brasileiro e o colombiano estiveram algum tempo escondidos dos focos mediáticos. À custa disso, o primeiro que começara por representar o FC Porto ao serviço da então equipa B, foi poupado à voragem e gula dos maiores clubes europeus, tendo apenas rumado ao Manchester United ao fim de ano e meio de ligação ao FC Porto e a troco de espantosos 31,5 milhões de euros. Ao repetirem essa estratégia com James, os dragões impediram a cotação do sul-americano disparasse antes de assegurarem, por preço mais recomendável (7,35 milhões), a totalidade dos direitos desportivos e elevassem para 45 milhões de euros a cláusula de rescisão. Vinculado até Junho de 2016, Iturbe já chegou ao FC Porto com tremendo escudo protector, sob a forma de uma cláusula avaliada em 60 milhões de euros!

Na redoma
postado às 20:47 | 0 comentário/s

Protegido por uma espécie de redoma, Iturbe ainda fora visto em acção na Taça de Portugal, a 15 de Outubro, na eliminatória frente ao Pêro Pinheiro, mas a lesão sofrida no cotovelo, no decorrer desse, além de o ter afastado dos relvados ajudou igualmente a atrasar o seu processo de adaptação à nova realidade portista.
Excluído da lista de jogadores inscritos na Champions League, o argentino assume-se agora com sério candidato à selecção que será feita por Vítor Pereira para a Liga Europa. Com o imaginário azul e branco preenchido pelas jogadas de assombro facilmente encontradas na internet, via YouTube, Iturbe começará, a partir de agora, a ser lançado com mais frequência pelo técnico do FC Porto, num processo que torna perfeitamente óbvias as semelhanças com Anderson e James.

Hulk: "Iturbe é um grande jogador"
postado segunda-feira, 12 de dezembro de 2011 às 21:59 | 0 comentário/s

O jogo já ia nos descontos, quando Vítor Pereira deu ordem de entrada a Iturbe para o lugar de Hulk. Depois de vários meses a treinar "interrompidos" apenas por uma experiência de 45 minutos em Pêro Pinheiro, para a Taça de Portugal, o argentino ainda teve de ultrapassar uma fractura do cotovelo esquerdo sofrida precisamente na sua única aparição de azul e branco, antes de poder estrear-se no campeonato. "É um grande jogador, apesar de ser novo e de estar a aprender muito, está a aparecer bem nos treinos e a treinar forte. Vai responder à altura", declarou Hulk, confiante de que o FC Porto tem ali um valor seguro para explorar no futuro e garantir futebol de qualidade à equipa.

Iturbe entrou com "ganas"
postado domingo, 11 de dezembro de 2011 às 12:25 | 1 comentário/s

É um jogador sobre o qual existem grandes expectativas, não só entre os adeptos do FC Porto como um pouco por toda a parte, desde a Argentina – onde é considerado o novo Messi – até Inglaterra, onde se diz ser seguido pelo Manchester United. Juan Iturbe tem 18 anos e teve de esperar até ontem para fazer a sua estreia no campeonato português.

O prodígio sul-americano entrou em campo já no período de descontos e esteve 2 minutos no relvado. Poderia ser pouco para um jogador que quisesse apenas experimentar a sensação da estreia, mas o extremo correu logo para o sítio onde estava a bola. Fez uma primeira finta, perdeu o esférico, fez a recuperação, driblou um adversário, mas acabou por perder novamente a posse. O público gostou da atitude e bateu palmas.

Iturbe estreou-se na liga
postado às 11:30 | 0 comentário/s

Já passavam dois minutos dos 90 quando o internacional argentino Iturbe se estreou finalmente na Liga portuguesa.

No passado dia 1 de Dezembro, o avançado voltou a trabalhar com os companheiros, mês e meio depois de se ter lesionado na partida com o Pêro Pinheiro, para a Taça de Portugal. A sua recuperação decorreu dentro dos prazos normais e, logo que se apresentou em condições para dar o contributo à equipa, Vítor Pereira não hesitou em convocá-lo.

Ontem, o treinador portista, ainda que só o tenha lançado nos descontos da partida de Aveiro, deu um claro sinal de que o prodígio argentino será arma a lançar nos próximos tempos, naquela que foi, e é, uma das grandes apostas do FC Porto para esta época.

Em Aveiro ainda não houve oportunidade para conhecer o verdadeiro Iturbe, o mesmo que espalhou magia na Argentina e, imagine-se, o levou a ser comparado a... Messi.

Iturbe viaja para Aveiro
postado sexta-feira, 9 de dezembro de 2011 às 14:24 | 0 comentário/s

O treinador do FC Porto, Vítor Pereira, promoveu várias alterações nos convocados para a deslocação ao terreno do Beira-Mar, em jogo da 12.ª jornada do campeonato português.

O jovem médio argentino Iturbe estreia-se numa convocatória para a Liga portuguesa. Enquanto, o lateral Fucile e o avançado Kléber ficaram de fora opção.

O jovem lateral brasileiro Alex Sandro está também de volta às opções. O mesmo sucede com o avançado Walter.

Etiquetas:

Iturbe a acelarar para o regresso
postado quinta-feira, 1 de dezembro de 2011 às 18:07 | 1 comentário/s

Avançado argentino voltou a trabalhar com os companheiros, mês e meio após a lesão.

Iturbe recomeçou ontem a trabalhar com os restantes companheiros, avançando para o treino integrado condicionado, o que levanta a possibilidade de ser chamado para os próximos jogos do FC Porto na Liga.

O jovem internacional argentino lesionou-se há um mês e meio, no encontro da Taça de Portugal frente ao Pêro Pinheiro, e a sua recuperação decorreu dentro dos prazos normais, considerando que não se trata de um jogador fundamental entre as apostas de Vítor Pereira.
     ir para o topo