FC Porto empata em Valência
postado domingo, 29 de julho de 2012 às 14:38 | 0 comentário/s

O FC Porto perdeu em Valência, no desempate por pontapés da grande penalidade, depois do 1-1 no tempo de jogo. Os Dragões fizeram uma boa partida durante mais de uma hora, Lucho voltou a marcar um grande golo e a equipa deixou boas indicações para os jogos oficiais, que começam dentro de duas semanas.

O jogo começou com ascendente do Valência, que logo aos quatro minutos esteve perto de marcar, com Soldado a aproveitar um mau passe de Maicon para rematar para a defesa de Helton, com Feghouli a recargar para fora.
Durou pouco o domínio dos espanhóis, com o FC Porto a subir linhas e a circular a bola. Aos 11 minutos Jackson Martínez ensaiou o remate de fora, com o pé esquerdo, com a bola a passar por cima da trave.

Com o jogo equilibrado, Parejo isolou Soldado, mas o remate do avançado saiu ao lado. Responderam os Dragões, com um grande remate de longe de Otamendi, com a bola a bater com estrondo na trave.

Na segunda parte foi o FC Porto a entrar mais forte e a tomar conta do jogo, jogando mais tempo no meio-campo do adversário. Na sequência de um canto, no entanto, o Valência quase chegou à vantagem, com o ex-portista Ricardo Costa a cabecear ao poste.

Respondeu o FC Porto, com um grande golo de Lucho Gonzalez, aos 57 minutos: canto da esquerda e Lucho a fazer um grande remate de pé esquerdo, fazendo a bola entrar no ângulo superior direito da baliza de Diego Lopez.

No minuto seguinte, depois de um grande passe de Lucho, Atsu quase ampliava, mas o remate saiu ao lado.

O Valência acabaria por empatar, aos 63 minutos, com Jonas a concluir de cabeça um centro da esquerda.

Seguiram-se as substituições, com o FC Porto a trocar a equipa, com excepção do guarda-redes Helton, o que fez a equipa perder ritmo e o controlo do jogo. O Valência ameaçou algumas vezes a baliza, mas a melhor oportunidade pertenceu aos Dragões, quando Djalma, isolado, rematou contra o corpo do guarda-redes Diedo Lopez.

No final, procedeu-se ao desempate por pontapés da marca da grande penalidade, com o FC Porto a perder, não conseguindo transformar nenhum remate. Kléber e Kelvin permitiram a defesa, Iturbe chutou ao lado e Moutinho ao poste. Pelo Valência marcaram Parejo e Gago.

FICHA DE JOGO

Valência-FC Porto, 1-1 (2-0 nos penaltis)
Trofeu Naranja
28 de Julho de 2012
Estádio Mestalla, em Valência
Assistência: cerca 30 mil espectadores

Árbitro: Mateo Valero
Assistentes: Noval Font e Sergi Nizhelovskly
Quarto árbitro: Ruiz Garcia

VALÊNCIA: Diego Alves; João Pereira, Victor Ruiz, Ricardo Costa e Mathieu; Parejo, Tino Costa, Feghouli e Guardado; Soldado e Jonas.
Jogaram ainda: Bernard, Pablo Hernandez, Vieira, Gago, Barragán, Paco Alcacér
Treinador: Mauricio Pellegrino

FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Sereno; Fernando, Defour e Lucho; James, Jackson Martínez e Atsu.
Jogaram ainda: João Moutinho, Rolando, Mangala, Addy, Castro, Djalma, Kelvin, Kléber, Varela e Iturbe
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Lucho (57m), Jonas (63m)
Cartão amarelo: Sereno (77m)

Etiquetas:

Iturbe é aposta forte
postado sábado, 28 de julho de 2012 às 19:21 | 0 comentário/s

Juan Manuel Iturbe vai ser aposta forte do FC Porto na temporada 2012/2013, apurou o Correio da Manhã. Os responsáveis portistas querem rentabilizar o investimento de quatro milhões de euros feito no jovem jogador argentino, a quem reconhecem enorme potencial.

Depois de um ano de adaptação ao futebol europeu, em que acabou por jogar poucos minutos, o extremo regressou de férias apostado em vingar de dragão ao peito. O compatriota Lucho, recentemente promovido a capitão, tem funcionado como uma espécie de tutor para o ‘mini-Messi’, alcunha que trouxe da Argentina, acompanhando-o de perto, tanto nos treinos, como na vida particular.

O antigo jogador do Cerro Porteño tem impressionado Vítor Pereira nos jogos de pré--época e, apesar da forte concorrência para a posição de extremo – Hulk, Varela, James, Djalma, e agora também, Atsu e Kelvin –, os responsáveis azuis estão decididos a dar-lhe mais minutos de jogo, ainda que, pontualmente, possa ‘descer’ à equipa B para manter o ritmo competitivo e ganhar experiência.

Iturbe, de 19 anos, tem contrato com o FC Porto até 2016 e uma cláusula de rescisão fixada em 60 milhões de euros.

Etiquetas:

Paixão azul e branca invadiu FC Porto Store
postado quinta-feira, 26 de julho de 2012 às 23:05 | 0 comentário/s

Lucho e Iturbe estiveram esta quinta-feira à tarde na FC Porto Store do Norteshopping e motivaram uma autêntica invasão à loja azul e branca. Foram milhares os adeptos que aproveitaram a oportunidade de conviver de perto com os ídolos. Em declarações à comunicação social, os futebolistas revelaram felicidade pelo carinho que sentiram e apontaram baterias aos próximos jogos.

Pode dizer-se que foi um evento à campeão: duas horas antes da chegada dos craques já as filas iam longas, mas foi quando se avistaram os argentinos que a loucura ganhou voz. Os cânticos por Lucho, os aplausos a Iturbe e o muito entusiasmo junto ao local de encontro fizeram parar o centro comercial. Lucho e Iturbe distribuíram autógrafos, sorrisos, cumprimentos e fotografias durante mais de duas horas.

É sempre bom estar ao lado dos adeptos e poder compartilhar com eles um pouco da nossa vida. Tirar fotos e dar autógrafos faz parte da nossa profissão e estamos aqui muito bem dispostos. Sabemos que os adeptos do FC Porto estão sempre a apoiar-nos, mesmo fora de Portugal, e queremos agradecer-lhes por isso. Eles estão sempre do nosso lado e gostamos de lhes devolver as alegrias, afirmou El comandante.

Iturbe, com menos experiência neste tipo de eventos, fez suas as palavras de Lucho: É uma sensação muito boa estar aqui com tanta gente. É a primeira vez que sinto assim o carinho das pessoas e a verdade é que estou muito contente. Estou a disfrutar. Todos sentimos confiança e oxalá este ano suceda o mesmo que na época passada.

Lucho abordou o jogo de apresentação, frente ao Lyon (04/08, 20h45), mas não esqueceu a deslocação a Valência, já no sábado (20h30). A apresentação vai ser uma festa, mas obviamente que mantemos as nossas responsabilidades. Neste clube o objectivo é sempre ganhar e no sábado temos já um novo jogo, com o Valência, para chegar bem à Supertaça. Queremos começar a época da melhor maneira, como temos feito, mas queremos, sobretudo, acabar melhor. Felizmente é isso que tem acontecido. Oxalá este ano também seja assim, declarou.

Os dois jogadores falaram igualmente da relação que mantêm. Lucho sublinhou que não é só ele a aconselhar Iturbe, mas também os outros colegas mais velhos: O Iturbe é uma grande pessoa. Tenho um apreço especial por ele e por isso tento aconselhá-lo. Ele tem um futuro enorme e está a fazer bem as coisas. Fico muito contente por ele. O extremo confessa que recebe muita ajuda do médio e agradece: Ninguém sabe se este é o ano de Iturbe, mas estou a trabalhar bem todas as semanas. Este ano vou ter a minha primeira apresentação no FC Porto, porque não me foi possível estar presente na última temporada. Espero que seja uma festa linda e que o estádio esteja cheio.

A motivação para a nova época está em alta, também pela linda camisola que vão vestir. Para Iturbe, o equipamento é lindo, à semelhança do da época passada. Lucho sintetiza tudo numa frase: Todos os anos há mudanças nas camisolas mas o nosso objectivo mantém-se: ganhar títulos.

Etiquetas:

Queres ganhar uma fotografia autografada pelo Iturbe?
postado às 21:53 | 0 comentário/s

Tenho duas fotografias autografadas pelo Iturbe para oferecer a quem não esteve presente na sessão de autógrafos de hoje.

Para ganharem, basta enviarem um e-mail para juaniturbeportugal@live.com.pt com os vossos dados (nome, idade e localidade) e com a resposta à pergunta: Se pudesses conhecer o Iturbe, o que lhe dirias?.

O passatempo termina às 23h59 do dia 3 de Agosto e as duas respostas mais originais, ganham!

Boa sorte a todos!

Iturbe revela Lucho "capitão"
postado às 21:14 | 0 comentário/s

Juan Iturbe e Lucho González estiveram, esta quinta-feira, a distribuir autógrafos aos adeptos do FC Porto. O primeiro aproveitou para revelar que o segundo será o novo capitão dos dragões em 2012/2013.

O Lucho é um jogador com muita experiência e agora, ao ser capitão, vai ajudar-me a chegar mais além. Como ajuda todos, afirmou Iturbe aos jornalistas.

Depois falou então o «capitão». Lucho diz que a boa pré-temporada é motivadora para o arranque de época, dia 11 de agosto em Aveiro, frente à Académica de Coimbra, na Supertaça.

Nos jogos que realizámos ainda não perdemos, nem sofremos golos. Isso é muito motivador. Tentamos que a época comece da melhor maneira e que chegue ao fim da mesma forma. Mas agora o mais importante é chegarmos ao jogo da Supertaça e ganhar, disse El Comandante.

Etiquetas:

"Iturbe dedica o que está a fazer ao presidente", diz agente
postado terça-feira, 24 de julho de 2012 às 18:44 | 0 comentário/s

Augusto Paraja, empresário de Juan Iturbe, não hesita em afirmar que este será o ano de afirmação do jogador argentino, desde que o FC Porto esteja disposto a conceder-lhe as oportunidades necessárias para tal.

Se o FC Porto lhe der oportunidade de jogar, não tenho dúvidas sobre isso, afirma o agente em declarações à Rádio Renascença, antes de mostrar total confiança nas qualidades de Iturbe.

Sempre confiei nele desde que o represento, sei as qualidades que possui e somente espera que o clube lhe dê a possibilidade de se mostrar, continuou Paraja.

Por fim, o agente do jovem avançado explica que Iturbe está, em parte, grato, a Pinto da Costa: Dedica o que está a fazer, em parte, ao presidente do clube, porque foi ele quem confiou no Juan, atirou.

Etiquetas:

Lucho e Iturbe em sessão de autógrafos
postado às 18:00 | 0 comentário/s


Lucho González e Juan Iturbe vão estar esta quinta-feira na FC Porto Store do Norteshopping para uma sessão de autógrafos. A presença dos dois argentinos na loja azul e branca está agendada para as 18h00.

Depois dos golaços de ambos – e de Maicon - no triunfo sobre o Celta de Vigo (3-0), não haverá adepto ou associado que não lhes queira dar os parabéns. Para além do mais, a FC Porto Store vai oferecer neste dia a estampagem das camisolas aos Dragões que adquiram o traje principal 2012/2013 dos bicampeões nacionais.

Etiquetas:

Iturbe debaixo da asa de Lucho
postado às 12:02 | 0 comentário/s

Golo ao Celta revelou outro enquadramento: El Comandante tem hoje um relacionamento de confiança com Iturbe, que lhe tem permitido aconselhar o jovem argentino a gerir esta fase da carreira de uma forma mais tranquila e com mais probabilidades de colher benefícios com uma atitude diferente


Não passou despercebida a ninguém a dedicatória de Iturbe a Lucho nos festejos do golo contra o Celta de Vigo, com o pequeno argentino a imitar-lhe o gesto na celebração. A história, porém, tem razões mais profundas e advém de Lucho ter vindo a acompanhar Iturbe desde o regresso ao trabalho, conversando e aconselhando-o. Os dois argentinos têm sido inseparáveis, a julgar pelas palavras de Juan Iturbe, o pai do jogador: É verdade, não há dia de folga que não passem juntos ultimamente. Isso tem sido muito importante, porque é sempre bom ouvir conselhos de uma pessoa mais experiente, confirmou a O JOGO. À margem do relvado, Lucho vem moldando o feitio do seu compatriota mais jovem, aconselhando-o, por exemplo a refrear os ânimos quando fica de fora e evitar os desabafos nas redes sociais, que não o beneficiam em nada e só prejudicam o ambiente do grupo.

Mas não é só de Lucho que Iturbe tem merecido cuidados especiais. Basta recordar as imagens do final do jogo com o Celta de Vigo, quando vários elementos do clube se abeiraram do argentino para lhe dar "mimos", depois do grande golo que tinha apontado aos galegos. Ele vai tentar fazer aquilo que esperam dele, ser o jogador que todos esperam e por isso tem trabalhado muito desde o início para estar melhor, explicou o pai. A julgar pela conversa mantida com O JOGO, as férias não serviram só para descansar. Conversei muito com ele, fiz-lhe ver uma série de coisas, falámos de tudo o que ele achava que não estava bem. Espero que tenha percebido e que esteja mais com a cabeça no lugar, acrescentou, sublinhando não ser fácil para um jovem como Iturbe estar tão longe de casa. O papel de Lucho adquire por isso uma importância redobrada numa história em que não foi ainda possível saber o que é que El Comandante disse a Iturbe antes do jogo. Não me falou de nada, nem sabia que tinham falado, garantiu o progenitor, que espera ver um jogador diferente esta época: Pelo menos, está agora mais identificado com o futebol europeu e com as suas exigências, sinto-o mais confiante e adaptado e acredito que irá soltar-se, porque as coisas têm corrido bem.

Etiquetas:

"O melhor de Iturbe ainda está por vir", diz seleccionador argentino
postado segunda-feira, 23 de julho de 2012 às 11:57 | 0 comentário/s

Walter Perazzo, seleccionador dos Sub-20 argentinos, garante que Juan Manuel Iturbe, jogador do FC Porto e que este fim de semana fez o gosto ao pé com a camisola dos dragões no particular frente ao Celta de Vigo, tem ainda muito para dar.


O melhor de Iturbe ainda está por vir, atira o seleccionador dos sub-20 argentinos que conhece bem o jovem jogador do FC Porto, entrevistado pelo Diário de Notícias.

Walter Perazzo considera que é necessário dar tempo ao tempo mas acredita que esta poderá ser a época de afirmação do avançado. Um jogador muito jovem precisa de um período de maturação. Agora, não tenho dúvidas de que Iturbe é um jogador distinto, com extraordinária capacidade técnica e física, elogia.

Etiquetas:

"Jackson é muito forte", afirma Iturbe
postado às 11:43 | 1 comentário/s

Elogios à nova contratação: Iturbe recordou que já tinha defrontado o colombiano em 2011, na Libertadores, e juntou-se ao coro de elogios.


Está explicada a boa relação entre Iturbe e Jackson Martinez: a ligação entre os dois jogadores nasceu em 2011, quando se defrontaram nos quartos de final da Copa Libertadores. Durante estes primeiros dias do colombiano no FC Porto, o argentino foi, a par de James Rodriguez, sempre um dos mais próximos no seu acompanhamento; aliás, durante o estágio na Suíça, foi muitas vez Iturbe que ajudou Jackson a perceber os exercícios pretendidos por Vítor Pereira. Eu já o conhecia quando ele chegou, porque o tinha defrontado na Libertadores. Ele jogava no Jaguares de Chiapas e eu no Cerro Porteño, recordou, numa eliminatória que, curiosamente, foi ganha pelo argentino. Todos sabemos que o Jackson é um avançado muito bom. É um jogador forte e vai dar muito a esta equipa. É um excelente jogador, aguenta bem a bola e é um homem muito forte. Para além de tudo isto, é um avançado com uma grande capacidade para definir as jogadas na área, explicou.

Neste arranque de pré-temporada, há mais destaques na equipa da FC Porto. Falar de Maicon parece uma inevitabilidade, não só pela forma como se tem apresentado no aspecto defensivo - em linha com o final da última época -, mas sobretudo pela descoberta de um novo marcador de livres. No entanto, Iturbe deverá ser um dos poucos que não se mostraram surpreendidos com os três golos já marcados de livre pelo brasileiro nestes jogos de pré-temporada. Por acaso não estou nada surpreendido. Nos treinos, o Maicon sempre praticou muito este tipo de lances. A verdade é que não fiquei nada surpreendido, porque já tinha percebido que ele tinha jeito para aquilo. Ele é um grande jogador, tanto na defesa, como neste tipo de lances, elogiou.

Etiquetas:

Um golo que correu o mundo
postado às 11:03 | 0 comentário/s

No dia que se seguiu ao jogo com o Celta de Vigo, o golo de Iturbe foi destaque na imprensa mundial.


OLÉ:
Quando apareceu, muitos se aventuraram a compará-lo a Lionel Messi, um fardo demasiado elevado para qualquer jogador. Mas Iturbe tem algo de Leo. Ou, pelo menos, foi isso que mostrou no jogo particular em que o FC Porto venceu o Celta de Vigo. Juan Iturbe marcou um golaço à Messi; recuperou a bola antes do meio-campo e passou por metade da equipa adversária antes de rematar à saída do guarda-redes.


GLOBODESPORTE.COM:
É baixinho, canhoto e gosta de arrancadas em drible. Não demorou muito para Iturbe ser chamado de "novo Messi". Neste sábado, o projecto de craque fez um golaço pelo FC Portoque vai render mais comparações com o número 10 do Barcelona. Aos 33 minutos do segundo tempo do particular entre FC Porto e Celta de Vigo, o jovem argentino arrancou com a bola nos pés ainda antes do meio-campo, passou por uma fila de adversários, entrou na área e rematou de pé esquerdo para fazer o terceiro da equipa.


MARCA.COM:
Iturbe marcou um golo espectacular; livrou-se de caracóis adversários antes de rematar por baixo do guarda-redes do Celta de Vigo. O avançado argentino fechou a goleada com um lance fantástico, depois de ter arrancado ainda do seu meio-campo e de ter passado por todos os defesas que lhe foram aparecendo pela frente. Este golo recordou as melhores jogadas de Diego Armando Maradona.


ABC:
O jovem paraguaio, nacionalizado argentino, arrancou com a bola dominada desde o seu meio-campo, deixou vários adversários pelo caminho até ficar em frente ao guarda-redes e depois definiu a jogada com um toque subtil. Nesta ocasião, Iturbe honrou o apelido de "Messi Guarani" - dado num torneio de selecções jovens quando começou a representar a selecção argentina - ao converter um golo brilhante.

Etiquetas:

A dedicatória especial
postado às 10:43 | 0 comentário/s

Na hora de festejar o primeiro golo marcado pelo FC Porto, Iturbe apontou para Lucho, que estava no banco de suplentes, e imitou-lhe a celebração. O gesto tem história, embora o pequeno argentino tenha revelado apenas uma parte da dedicatória. Fui festejar com o Lucho por aquilo que ele me tinha dito antes do jogo... Foi só por isso, nada mais. O que me disse? Isso prefiro não dizer, foi algo apenas entre nós os dois, referiu.

A verdade é que Lucho é um dos jogadores que mais conversam com Iturbe, tendo-o aconselhado, inclusivamente, a ser paciente e a aguardar pela sua oportunidade com tranquilidade. E é isso que o avançado tem feito neste arranque de temporada.

Etiquetas:

"Eu sou o Iturbe e este é o meu estilo"
postado às 10:37 | 0 comentário/s

Iturbe evita comparações: O argentino marcou um grande golo frente ao Celta, mas na hora de puxar dos galões, preferiu apontar ao futuro e afastar-se, em definitivo, daquele que é considerado, para muitos, o melhor jogador do mundo.


O golo de Messi, perdão, de Iturbe já correu o mundo. A jogada individual do pequeno avançado mereceu elogios - e grande destaque - um pouco por todo o lado, desde o Brasil até à Argentina, passando ainda por Espanha e até por dragões que seguem a actualidade do clube à distância. Que grande golo, miúdo, escreveu Danilo desde Londres, via Twitter. Nos mais variados apontamentos, a comparação com Messi ganha ainda mais força do que é habitual, mas Iturbe tratou de evitar mais comparações com aquele que é, para muitos, o melhor jogador do mundo. O meu golo não foi inspirado em Messi. Nada disso. Este é o meu estilo de jogo e quando jogo não penso no Messi; penso apenas na minha forma de jogar e, desta vez, tocou-me a mim marcar, afirmar. A verdade é que a comparação parece inevitável, tão inevitável que não há forma de lhe resistir. As semelhanças entre os dois jogadores foram anunciadas desde que Iturbe começou a representar a selecção argentina, mas este pode ser um fardo complicado de carregar. Por isso, Iturbe prefere o distanciamento. Não sei se essa comparação me pode prejudicar... O que eu sei é que sempre disse que não sou o Messi, sou o Juan Iturbe. Tenho o meu estilo e vou colocá-lo em campo para ajudar os meus companheiros, mas também para cumprir com aquilo que o treinador me pedir, explicou.

Curiosamente, neste jogo de palavras, Iturbe valorizou muito aquele que foi o seu primeiro golo pelo FC Porto; ou melhor, não valorizou em demasia a beleza do momento, mas antes a sua importância. Se liguei o turbo? Não, nada disso [risos]. É verdade que estou contentes, mas desde que cheguei que tenho trabalhado sempre bem nos treinos e agora tocou-me a mim marcar. É o meu primeiro no FC Porto, mas espero que não seja o primeiro e o único. Quero fazer muitos mais no FC Porto e mostrar todas as qualidades que tenho.


Na hora de apontar ao futuro, Iturbe voltou a reforçar a ideia de que espera ter mais oportunidades para jogar, de modo a afirmar-se "em definitivo" na equipa, tendo dispensado ainda algumas palavras para Vítor Pereira, ele que até se queixou, em alguns momentos da última época, de ficar de fora em determinados jogos. Estou a trabalhar no máximo e a evoluir, com a equipa dos meus companheiros e do treinador, que esteve sempre disponível para me ensinar os aspectos que me faltam para me tornar melhor jogador. A rematar, o argentino recordou  ainda a excelente vitória alcançada frente à boa equipa do Celta de Vigo, sublinhando, no entanto, que o plantel está a trabalhar bem para chegar bem ao campeonato e não para vencer apenas os jogos de pré-temporada.

Etiquetas:

Iturbe faz jus ao seu apelido com um golo ao estilo de Messi
postado domingo, 22 de julho de 2012 às 15:50 | 0 comentário/s

Pequeno. Técnico. Excelente a correr com a bola. Argentino.

Juan Manuel Iturbe preenche todos os requisitos, sendo, sem surpresa, um dos inúmeros jogadores a serem apelidados de "novo Messi."

Iturbe tinha feito muito poucas aparências enquanto jogador do Cerro Porteno e do Quilmes, mas a publicidade gerada em torno do miúdo de 19 anos estava repleta de Manchester United e Juventus, mesmo antes deste ter assinado contracto com o FC Porto.

Na tarde de sábado, as comparações com Messi viriam a crescer devido ao golo que marcara depois de uma corrida desde o meu campo azul e branco que levaria o FC Porto a vencer por 3-0.

Etiquetas:

Danilo dá os parabéns a Iturbe
postado às 13:04 | 0 comentário/s

Brasileiro está em Londres, mas já viu as imagens do golo marcado ao Celta de Vigo

Danilo está na concentração do Brasil, que prepara os Jogos Olímpicos, mas viu os golos do FC Porto e houve um em particular que valeu uma mensagem especial, via Twitter. Que grande golo, miúdo! Parabéns, mano! Golaço! Você merece!, escreveu o lateral portista.

Iturbe já agradeceu, também via twitter, as "muitas mensagens" que recebeu depois do jogo com o Celta de Vigo. Estou muito contente, acrescentou o argentino.

Etiquetas:

"Eslalum" espetacular de Iturbe, dizem os espanhóis
postado às 12:59 | 0 comentário/s

Os sites espanhóis dão conta de um FC Porto muito superior na segunda parte

Iturbe teve direito elogios na imprensa espanhola. Os sites do diário desportivo AS e do jornal La Voz de Galicia coincidiram no adjetivo para qualificar o golo do argentino: Espectacular, escrevem ambos. Arrancou antes do meio-campo e desembaraçou-se de todos os que se lhe atravessaram pelo caminho, diz o AS, que regista o "domínio absoluto" dos portistas na segunda parte. O La Voz de Galicia regista também o eslalum [vale a pena manter a expressão espanhola para slalom] espectacular do argentino.

O golo chegou também ao Brasil. O Globoesporte dá destaque à jogada de Iturbe, com direito a vídeo. Golaço do 'Novo Messi' do Porto, escrevem os brasileiros em título. Nasceu na Argentina, é baixinho, canhoto e gosta de arrancadas driblando. Não demorou muito para que Juan Manuel Iturbe ser chamado de 'novo Messi' pelos hermanos. Neste sábado, o projeto de craque fez um golaço pelo Porto que vai render mais comparações com o camisa 10 do Barcelona, escreve o jornal brasileiro.

Etiquetas:

Ligou o Turbo
postado às 12:48 | 0 comentário/s

Juan Iturbe marcou um golo à Messi no amigável que o FC Porto ganhou ao Celta de Vigo. Pegou na bola desde antes do meio campo, passou por metade da equipa rival e rematou perante a saída do guarda-redes.Também dedicou o golo a Lucho González.

Quando apareceu, foram muitos os que se aventuraram a compará-lo com Lionel Messi, uma fasquia demasiado elevada para qualquer futebolista. Mas Juan Manuel Iturbe tem algo de Leo. Pelo menos foi o que mostrou no amigável entre o FC Porto e o Celta de Vigo. O seu golo, o terceiro e último do jogo, trouxe à memória dos media portugueses as comparações entre os dois jogadores. Ganhou a bola ainda no meio campo portista, passou por metade da equipa adversária a grande velocidade, imparável e quando saiu o guarda-redes da equipa espanhola, já desequilibrado, rematou devagar.

Apesar de não ser oficial, foi o primeiro grito de Iturbe desde que chegou a Portugal na época passada. Ainda só tem 19 anos e já teve a difícil tarefa de ganhar um lugar na equipa principal. Será esta a época da sua afirmação?

Foi a terceira vitória consecutiva do FC Porto na pré-época, equipa que esta época vai apostar mais nas competições europeias. Por isso promoveu o regresso de Lucho no ano passado, capitão e muito experiente. Mas o técnico Vítor Pereira sabe que tem um Turbo na manga.

Etiquetas:

Iturbe: "Estou com muita confiança"
postado sábado, 21 de julho de 2012 às 22:06 | 0 comentário/s

Juan Iturbe foi o autor do terceiro e último golo do FC Porto, este sábado, no triunfo sobre o Celta de Vigo. O argentino marcou um daqueles golos que deve correr o mundo.

Estava com muita confiança, porque estamos a trabalhar bem e quando tive oportunidade aproveitei para marcar aquele golo, explicou Iturbe, em declarações ao Porto Canal.

O atacante disse também que a equipa está a trabalhar para melhorar a cada dia.

Estou a trabalhar muito, com ajuda de todos os companheiros e a ter mais minutos de jogo, algo que me ajuda muito também. Vamos trabalhar para melhorar todos os dias e estarmos preparados para o arranque da competição, sublinhou o "Mini Messi".

Etiquetas:

Primeiro golo de Iturbe com a camisola azul e branca
postado às 21:52 | 0 comentário/s

Iturbe.... o vento levou
postado às 21:48 | 0 comentário/s

O FC Porto soma a quarta vitória em outros tantos encontros de preparação. Os bicampeões venceram o Celta de Vigo por 3x0. Vítor Pereira vai moldando a máquina azul e branca ao ritmo dos triunfos e as estrelas começam a brilhar.

Três golos para ver, rever e guardar...para memória futura

Messi não marcou presença no estádio do Fontelo, mas houve Iturbe. O destaque é dele, egoísta que seja, por inteiro. O atacante argentino, a quem já chamaram de «Mini Messi», marcou um golo a fazer lembrar as magistrais investidas de Messi e Maradona.

Iturbe tem classe, nunca se negou, mas o talento desta estrela começa agora a brilhar...e os portistas esfregam as mãos.

Aos 77 minutos, Iturbe pegou na bola, correu meio-campo, deixou os adversários pelo caminho e ainda meteu a bola por baixo do corpo do guardião do Celta. Magnífico.

FC Porto com uma segunda parte «de campeão»

O técnico Vítor Pereira iniciou a partida com ligeiras mudanças em relação ao habitual figurino: a baliza foi de Fabiano, Djalma foi o defesa-direito e Mangala fez o lado canhoto. Atsu continuou a merecer a confiança do treinador azul e branco.

A primeira parte foi entretida, mas faltaram os golos, esse sal do futebol.

Os portistas, com Atsu e James em bom plano, foram sempre superiores ao Celta de Vigo.
Aos 34 minutos, James Rodríguez tentou o golo em zona frontal, mas o guarda-redes do Celta esteve em bom plano.

Atsu não ficou atrás de James e também tentou o golo. Aos 42', o ganês puxou a bola para o pé esquerdo, disparou forte, mas os jogadores do Celta de Vigo desviaram para canto.

Ao intervalo o nulo imperava, mas o FC Porto merecia o triunfo.

Na segunda parte, o FC Porto deixou-se de ameaças e passou aos atos concretos.

Aos 66 minutos, Lucho fez uma parceria com James e Jackson Martínez. Os colombianos serviram El Comandante que disparou para o fundo da baliza galega. 1x0 e o «Porto já ganha».

Mas os dragões queria mais e conseguiram. Maicon, o novo marcador de livres do Dragão, fez um golo do outro mundo na cobrança de um livre direto, a mais de 25 metros da baliza. O guarda-redes do Celta de Vigo só viu a bola no fundo das redes.

Contudo, o momento mágico da tarde/noite no Fontelo foi de Iturbe, aos 77 minutos. O tal golo que aqui já se falou.

A partida em Viseu, que marcou a estreia de Jackson Martínez, acabou com o FC Porto a mostrar que está a caminhar para a forma que os portistas já estão familiarizados.

Nesta história da pré-temporada do FC Porto, importa destacar que os dragões continuam invictos e sem sofrer golos.

Os bicampeões tinham batido o Valadares por 7x0 no Olival. Depois, os azuis e brancos voaram para a Suiça e venceram os dois jogos do estágio. O primeiro frente ao Servette, por 2x0, contou com um «bis» de Kléber, e depois por 1x0 sobre o Évian de França.

Etiquetas:

F.C. Porto 1 - 0 Évian
postado terça-feira, 17 de julho de 2012 às 11:22 | 0 comentário/s



Livre direto de Maicon foi o prémio para quem esperava um reforço e ficou a ver outro brilhar

Maicon desfez o nulo no embate entre F.C. Porto e Évian. O brasileiro terminou a época como principal referência defensiva dos dragões e entra com o pé direito na nova temporada. Agora, até marca livres diretos. Golo ao cair do pano na despedida do estágio na Suíça (1-0).


O único tento do encontro surgiu apenas ao minuto 88. Até lá, a principal nota de destaque era Fabiano Freitas. Os adeptos que esperariam a estreia de Jackson Martínez contentaram-se com bons momentos de outro reforço dos dragões. Fabiano, contratado ao Olhanense como solução de médio prazo, abriu o apetite dos seguidores portistas.

Minuto 48. Fabiano entrara pouco antes para fazer a sua estreia com a camisola do F.C. Porto. Na primeira intervenção, evita um golo de forma milagrosa. Mmadi surgiu isolado na área, em posição duvidosa, e rematou para uma defesa soberba do brasileiro.

Jackson Martínez, chegado a meio da semana, ficou de fora. E, assim, Fabiano foi mesmo a única cara nova com direito a aparição no embate com o Évian. Pelo meio, alguns jovens com sede de protagonismo e alguma ansiedade a condicionar os movimentos. Oportunidade perdida para muitos deles.

Fórmula interessante para potenciar

Vítor Pereira manteve grande parte das apostas, em relação ao triunfo frente ao Servette. Adaptou Djalma e Mangala aos flancos da defesa. Christian Atsu mereceu novamente a confiança do técnico, repetindo a titularidade à esquerda. James Rodriguez passou o seu tempo entre a direita e o centro.

A fórmula, interessante e expetável ao longo da temporada 2012/13, assentava nos seguintes pressupostos: Mangala, central de raíz, subia menos que Djalma; o angolano explorava o seu flanco com regularidade e James aparecia no meio, jogando nas costas do ponta-de-lança Kléber. Pormenores de alguma qualidade neste plano, mas sem golos.

Atsu, o elemento mais empolgante no confronto com o Servette, teve uma bela oportunidade ao 21º minuto. O jovem ganês surgiu pela direita, recebeu de Fernando e rematou sem preparação, a centímetros do poste. No seu flanco, contudo, não causou grandes estragos.

O jogador, que deixara excelentes indicações com a camisola do Rio Ave na época passada, denotou alguma ansiedade (e cansaço, provavelmente), ao longo dos primeiros quarenta e cinco minutos. Vítor Pereira trocaria Atsu por Iturbe, ao intervalo. Dois jovens para compensar a ausência de Hulk.

O F.C. Porto esperava e desesperava por criatividade no setor ofensivo. Lucho González não alimentou o jogo com a qualidade habitual, Defour foi esforçado mas pouco mais, Kléber teve menos oportunidades que no embate com o Servette (bisou frente aos suíços).

Maicon aparece mais uma vez

Sem grande entusiasmo ou rasgos de génio, a partida foi correndo para o seu final. Ao intervalo. Vítor Pereira começou a mexer no onze. Quem entrou, contudo, não acrescentou qualidade. Iturbe ainda tentou agitar o jogo, mas a etapa complementar soou a oportunidade perdida para os jovens que tentar agarrar um lugar no plantel.

O Évian ainda causou alguns embaraços a Fabiano Freitas, o único reforço. O brasileiro fez por merecer a confiança.

Já depois de Janko se ressentir do problemas físicos que o tem perturbado nos últimos dias (Kléber teve de voltar ao relvado), Maicon desfez o nulo na cobrança exemplar de um livre direito. Confiança crescente do brasileiro, uma das esperadas referências para a próxima época.

Eis o onze:

F.C. PORTO: Helton; Djalma, Maicon, Otamendi e Mangala; Defour, Fernando e Lucho González; James Rodriguez, Kléber e Christian Atsu.

Jogaram ainda: Fabiano, Iturbe, David, Castro, Janko, Pedro Moreira, Kelvin, Mikel.

Etiquetas:

Iturbe: "Hoje pude jogar um pouco de futebol"
postado quarta-feira, 11 de julho de 2012 às 23:04 | 0 comentário/s

Argentino diz-se tranquilo depois de ter alinhado frente ao Servette.

Iturbe, avançado do FC Porto, depois da vitória no particular com o Servette, em declarações à SportTV:

Somos todos jogadores e queremos jogar. Estive tranquilo e hoje pude jogar um pouco de futebol. Não sei se terei mais oportunidades esta época. Vamos ver como corre, vou trabalhar sempre para estar entre os 18 que serão opção.

Em relação às correcções e aos incentivos de Vítor Pereira:
Está a falar comigo. Ele vê algo em que posso melhorar. Aprendi muito no futebol europeu, muitas coisas lindas, e posso aprender mais. O que aprendi? A jogar com um toque, a virar-me. Perdia muitas bolas quando cheguei, o objetivo é perder menos.

Quanto à forte concorrência no plantel:
É sempre bom jogar, para ganhar um pouco de ritmo. Não é fácil num futebol tão competitivo quanto o português. Onde me sinto melhor? Sinto-me muito cómodo nas alas, mas é difícil. James e Hulk são dos melhores.

Etiquetas:

FC Porto vence Servette por 2-0
postado às 23:00 | 0 comentário/s

Dragão condicionado com vitória segura em ritmo tranquilo

Vitória tranquila do F.C. Porto sobre o Servette, graças a um bis de Kléber. No primeiro ensaio a doer, um dragão ainda muito condicionado pelas ausências, acabou por atingir nota positiva diante da equipa orientada por João Alves, também ela desfalcada de vários elementos.

Num jogo com ritmo baixo, Vítor Pereira viu-se obrigado a improvisar nas laterais, começando com Sereno à direita, e o jovem David Bruno no flanco oposto. Mais tarde, viria a adaptar Mangala à esquerda, trocando David Bruno. Mas estes testes eram enquadrados pelo «staff» sénior, já que a equipa manteve sempre a dupla de centrais, e o duo Fernando-Lucho dava maturidade ao meio-campo.

Depois de um primeiro susto do Servette (14 minutos), foi o ganês Atsu a agitar as águas, com iniciativas enérgicas na esquerda, bem enquadrada pela maestria de Lucho nos passes. Foi dessa dupla que nasceu o lance do primeiro golo, concluído por Kléber, outra das boas exibição no dragão.

Vítor Pereira optou por dar minutos ao onze inicial e só mexeu na equipa aos 60 minutos, precisamente a coincidir com o segundo golo, conseguido num vistoso voo de Kléber, a passe de Lucho. Por essa altura, a equipa ficou transfigurada com as entradas de James, Iturbe, Kelvin e companhia, e o futebol tornou-se mais desgarrado, permitindo apenas ver alguns apontamentos individuais a Iturbe, que parece querer recuperar a época perdida.

Bons apontamentos de Atsu, Fernando, Lucho e Iturbe, num ensaio condicionado, que não permitiu grandes conclusões.

F.C. PORTO: Helton (Bracalli, 45); Sereno (Mangala, 59), Maicon, Otamendi e David Bruno; Fernando (Mikel, 65), Lucho (Pedro Moreira, 65) e Defour (Castro, 59) ; Atsu (Kelvin, 65), Kléber (Iturbe, 65) e Djalma (James, 59).

Ao intervalo: 0-1

Marcador: Kléber, 29 e 61 m.

Etiquetas:

Vítor Pereira puxa por Iturbe
postado às 10:00 | 0 comentário/s

Treinador elogiou, corrigiu e incentivou o avançado durante o treino. Iturbe assume que está apostado em fazer uma grande temporada.


Muito bom, Iturbe. É isso mesmo! Pode até nem ter sido a frase mais ouvida do treino de ontem, mas, na pior das hipóteses, andou lá perto. Vítor Pereira, sobretudo ele, passou a manhã a puxar pelo jovem argentino, com elogios, mas também com correcções e incentivos, quando algo lhe saía menos bem. Não interessa: a pressão foi muito boa, disse-lhe Vítor Pereira depois de um lance em que o seu adversário directo, no caso Djalma, marcou um golo. Iturbe quer jogar mais esta época, depois de um ano em que não teve grandes oportunidades para brilhar, numa ideia partilhada pelos responsáveis portistas, que têm consciência da necessidade de começar a capitalizar o potencial de um dos jogadores mais promissores da Argentina.

Vítor Pereira tem perdido algum tempo com o avançado e ontem elogiou-lhe a atitude mesmo depois de uma entrega de bola menos boa para Sereno. Até Paulinho Santos, o adjunto, soltou um Em grande, amigo! depois de um passe longo bem-sucedido. Apesar da exigência diária, Iturbe apareceu bem neste arranque de estágio, sendo notório que apareceu bem mais solto na forma como interage com os próprios companheiros.

Ao fim e ao cabo, o comportamento de Iturbe e os constantes incentivos que ouve vão ao encontro das expectativas de todos, que o próprio Iturbe confirmou. Tenho de lutar por um lugar. Devo estar preparado para quando me tocar a oportunidade, respondeu a propósito da pouca utilização em 2011/12. Falou-se, e muitas vezes, da possibilidade de ser cedido ao Cerro Porteño, mas isso nunca lhe passou pela cabeça. Não penso em voltar à América do Sul; quero ganhar um lugar. Apesar de não jogar, aprendo muitas coisas. Eu acreditava que podia jogar no ano passado, mas a verdade é que não estive bem, admitiu, certo de que Vítor Pereira já olha agora para ele com outros olhos. Havia jogadores muito experientes à minha frente. Falo de jogadores de selecção, jogadores que são uma referência. Eu estava apenas na minha primeira experiência europeia, mas a verdade é que todos estavam tranquilos em relação ao meu rendimento. Falaram-me até do caso do James, que esteve quase um ano sem jogar até ter a sua oportunidade, explanou. Vítor Pereira falava comigo várias vezes. Ele e os dirigentes explicaram-me que deveria esperar, continuou. Agora tem objectivos mais realistas. Para já quero estar sempre entre os 18, lançou.

Sobre as comparações com Messi, atribui-as à Imprensa. Não há comparação. Messi é único. Eu tenho as minhas qualidades, mas Messi é de outro mundo, considera. Por isso queria muito jogar ao seu lado na selecção, mas admite trocar a Argentina pelo Paraguai se surgir a oportunidade. Para já estou tranquilo; se me chamarem, depois penso nisso.

Etiquetas:

Duas ausências no primeiro dia de estágio
postado segunda-feira, 9 de julho de 2012 às 21:29 | 0 comentário/s

O FC Porto realizou esta segunda-feira o primeiro treino do estágio de pré-época, em Prangins, na Suíça. A equipa treinou no relvado contíguo ao hotel onde está instalada e apenas Emídio Rafael (que ainda recupera de uma lesão grave) e Janko (sentiu dores na coxa durante a sessão e acabou por realizar corrida) não estiveram a 100 por cento.

O programa para terça-feira inclui um treino matinal (10h), aberto aos órgãos de comunicação social e adeptos e antecedido de uma superflash. Às 17h há nova sessão de trabalho, à porta fechada.

Lista dos 22 jogadores que treinaram:
Guarda-redes: Bracali, Fabiano, Helton e Kadú;
Defesas: Addy, David, Maicon, Mangala, Otamendi e Sereno;
Médios: Castro, Defour, Fernando, Lucho, Mikel e Pedro Moreira;
Avançados: Christian Atsu, Djalma, Iturbe, James, Kelvin e Kleber.

Etiquetas:

Vítor Pereira leva 24 para estágio na Suíça
postado domingo, 8 de julho de 2012 às 11:43 | 0 comentário/s

O FC Porto viaja esta segunda-feira para Prangins onde vai realizar, até dia 15, o seu estágio de pré-temporada.

A partida para a Suíça está marcada para as 9 e 30 e a chegada prevista para as 12 e 40 locais (11 e 40 em Portugal Continental). Segundo o site oficial dos dragões, Vítor Pereira chamou 24 jogadores, entre os quais Fabiano, James e Mangala, que só agora se juntaram ao grupo.

Lista completa de jogadores: Bracali, Fabiano, Helton e Kadú; Addy, David, Maicon, Mangala, Otamendi, Emídio Rafael e Sereno; Castro, Defour, Fernando, Lucho, Mikel e Pedro Moreira; Christian Atsu, Djalma, Iturbe, James, Janko, Kelvin e Kleber.

Etiquetas:

Iturbe bisa no amigável frente ao Valadares
postado sábado, 7 de julho de 2012 às 14:06 | 1 comentário/s

Os dragões fizeram o primeiro ensaio à porta fechada, no Olival, com o Valadares e marcaram sete golos


O FC Porto fez hoje o primeiro jogo-treino da pré-temporada com o Valadares, no Olival. O ensaio decorreu à porta fechada e Iturbe esteve em destaque. O argentino marcou dois dos sete golos dos portistas, que não sofreram nenhum.

Além de Iturbe, que dá sinais de querer afirmar-se na segunda temporada no Dragão, também marcaram Atsu, Maicon, Lucho, Kelvin e Janko.

Atsu e Kelvin regressaram ao FC Porto depois de um ano de empréstimo ao Rio Ave e parecem também dispostos a agarrar uma oportunidade.

Etiquetas:

Os mesmos 23 em novo dia de trabalho
postado terça-feira, 3 de julho de 2012 às 12:46 | 0 comentário/s

O FC Porto realizou, na manhã desta terça-feira, o segundo treino da preparação para a temporada 2012/13. O treinador Vítor Pereira contou com os mesmos 23 jogadores que se apresentaram, ontem, ao trabalho, sendo que o 24.º elemento, o lateral Emídio Rafael, voltou a treinar-se à margem do grupo principal, pois ainda recupera de lesão.

A bola esteve sempre presente nos 15 minutos iniciais do ensaio matinal aberto à comunicação social, com o plantel a dividir-se em dois e a disputar os famosos meiinhos.

Durante a tarde, os jogadores estarão em ação em nova bateria de exames médicos.

Etiquetas: ,

Iturbe: da incógnita pode sair a surpresa
postado segunda-feira, 2 de julho de 2012 às 22:32 | 0 comentário/s

No dia em que arranca a temporada dos dragões, o nome do argentino emerge como uma das grandes esperanças dos adeptos.


É uma grande esperança, mas uma incógnita ainda maior. No arranque da temporada, O JOGO antecipou as questões que pairam sobre o FC Porto, percebendo-se que muitas delas estão relacionadas com o mercado. Quanto ao plantel de Vítor Pereira tem à disposição, sobressai também uma enorme curiosidade em torno de Juan Iturbe, um reforço adiado e com uma utilização residual na sua época de estreia.

Há quem revele que 2011/12 não ofereceu aos adeptos qualquer ideia sobre o potencial do argentino, mas todos os inquiridos consultados pelo nosso jornal estão de acordo quanto à expectativa para perceber o que vale o esquerdino. O que também parece consensual é a ideia de que a resposta à interrogação Iturbe estará muito mais no próprio jogador do que em Vítor Pereira, que passa quase incólume na procura de justificações para a discreta estreia em Portugal do ex-Cerro Porteño.

Incontornável é a evocação da imagem deixada pelo jogador no Mundial sub-20 e que gera a tal curiosidade por o extremo não ter ainda demonstrado a tal capacidade de arranque que pode fazer a diferença.

Iturbe regressa à agenda na época em que ganhar o campeonato não basta. Essa exigência está implícita no discurso dos adeptos ouvidos pelo jornal, que exigem a Vítor Pereira uma participação europeia muito mais contundente e um título nacional que seja conquistado em estilo.

Essas são as condições para que o treinador passe a ser consensual, podendo então reclamar o protagonismo que, na festa de 2011/12, registou ser exclusivo do presidente.

De quanto tempo precisará Iturbe para ser titular no campeonato? O que pensa:
- Carlos Tê: É sempre uma incógnita, há jogadores que nunca se chegam a afirmar. espero que não seja esse o caso dele. É uma promessa muito jovem.
- Álvaro Magalhães: É difícil, não sabemos rigorosamente nada sobre ele. Há um desfasamento entre as expectativas criadas e aquilo que verdadeiramente aconteceu e há quem atribua esse vazio ao Vítor Pereira.
- Manuel Serrão: O tempo que for necessário para perceber o que é um jogador à Porto.
- Miguel Guedes: O Iturbe precisará do tempo que o treinador considerar necessário. Creio que a sua integração na época passada foi demasiado lenta, mas também por culpa de factores externos. Caberá ao jogador dar a resposta. Se diz que está pronto tem de mostrá-lo.
- João Nuno Coelho: É um risco. Pouco vimos dele, compará-lo com Anderson ou James ainda não faz sentido. Neste momento nem sequer tenho grandes expectativas, mas espero estar enganado. Julgo pelo que vi e no FC Porto ele foi banal, não o vi fazer nada parecido com o que fazia nos sub-20 da Argentina.  

Etiquetas:

Primeiro treino com uma ausência
postado às 12:28 | 0 comentário/s

Os internacionais que estiveram ao serviço das respetivas seleções apresentam-se no domingo, exceção feita aos "europeus" Rolando, Varela e João Moutinho, que chegam mais tarde.

O plantel do FC Porto regressou hoje de manhã ao trabalho, no Centro de Treinos do Olival, em Gaia, reservando a tarde, tal como sucederá amanhã, a exames médicos, e o único ausente foi Sapunaru, sem que tivessem sido dadas explicações.

Alvaro Pereira, James e Mangala, que estiveram ao serviço das seleções dos seus países, apenas se apresentarão no próximo domingo, tal como sucederá com Danilo, Hulk e Alex Sandro no caso de não serem convocados para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, enquanto Rolando, Varela e João Moutinho ainda estão a gozar as respetivas férias, depois da participação no Euro'2012.

Esta manhã, aos futebolistas do plantel da época passada como Lucho, Otamendi, Janko, Fernando, Defour, Kleber, Djalma, Maicon, Iturbe, Helton, Bracali e Kadú juntaram-se 11 "novos", Sereno (Colónia), Castro (Sp. Gijón), Kelvin e Atsu (Rio Ave), Stefanovic (Santa Clara), Abdulay (Académica), Addy (Panetolikos), Pedro Moreira (Gil Vicente), Mikel (ex-júnior), David e Edu (Trofense), formando o grupo de 23 que treinou no relvado, enquanto Rafa, embora presente, terá trabalhado no ginásio.

A partir de quarta-feira, o plantel às ordens da equipa técnica liderada por Vítor Pereira (e de que já não fazem parte Semedo e Mikel, que transitaram para a equipa B) passa a treinar de manhã e de tarde, o que ocorrerá até sábado, já que domingo é dia de folga e na segunda-feira o FC Porto parte rumo à Suíça, para o estágio de pré-época.

Etiquetas: ,

Iturbe, Lucho e Otamendi estão de volta
postado domingo, 1 de julho de 2012 às 17:44 | 0 comentário/s

O jovem avançado Iturbe, o médio Lucho Gonzalez e o defesa Otamendi chegaram ao Porto este domingo, via Madrid. 


Os três jogadores estarão à disposição de Vítor Pereira já esta segunda-feira para o arranque da próxima temporada.

Etiquetas:

«Dragões» iniciam época segunda-feira, com mercado a cobiçar «joias da coroa»
postado às 16:57 | 0 comentário/s


O FC Porto, bicampeão português de futebol, inicia segunda-feira a preparação da época 2012/13, com todas as «joias da coroa» vinculadas, mas sob cobiça alheia, num mercado muito pouco visitado pelos «dragões» durante o defeso. 


Ao Centro de Treinos do Olival (Gaia) rumará um número de jogadores aquém do total do plantel, pois grande parte deles ainda se encontra de férias, devido aos tardios compromissos internacionais.
Razão pela qual o estágio marcado para Prangins (Suíça), entre 09 e 15 de julho, se deverá realizar sem algumas das maiores figuras portistas, que não farão os primeiros dois jogos de preparação: Servette (dia 11) e Évian (14).

Os trabalhos da equipa de Vítor Pereira, que também permanece para defender o seu primeiro título conquistado, começarão com os habituais testes médicos e físicos, dos quais estarão ausentes, para começar, os futebolistas que defenderam as cores portuguesas no Euro2012. Chegarão mais tarde (e disso também dependem os movimentos do mercado) João Moutinho, Rolando, Varela, Miguel Lopes e Beto (que esteve emprestado ao Cluj).

Dos restantes internacionais, também estarão mais uns dias ausentes Hulk, Alex Sandro, Danilo (Brasil), Álvaro Pereira (Uruguai) e James Rodriguez (Colômbia), por terem estado ao serviço das suas seleções. O trio brasileiro e o avançado colombiano estão também dependentes dos Jogos Olímpicos de Londres, que se realizarão em agosto, tal como Iturbe, este último para os compromissos da Argentina. Claro que o mercado pode, também, baralhar todas estas contas, com especial foco no "Incrível", cujo nome tem sido associado ao interesse de clubes como o Chelsea ou o Paris Saint-Germain, os mais noticiados mas nunca confirmados oficialmente pela SAD portista.

Mas não é apenas Hulk que tem estado nas bocas do mundo desde a conquista do 26. título nacional pelos portistas, pois também João Moutinho e James Rodriguez têm sido motivo de noticiário na Imprensa nacional e internacional, aludindo ao facto de terem cativado o interesse de clubes com reconhecido poder económico na Inglaterra. E, atendendo à montra do Euro2012, o internacional português valorizou-se com exibições capazes de "abrir cordões à bolsa", tal como as atuações da época passada e na seleção colombiana de James Rodriguez.

Porém, no que diz respeito às fórmulas de gestão da SAD "azul e branca", tudo não passa de especulação até ao dia em que as autoridades bolsistas são informadas de qualquer mudança no plantel ou restantes ativos.

Tal aplica-se aos que podem sair, aos que podem entrar (os media desportivos insistem no ponta-de-lança colombiano Jackson Rodriguez, dos mexicanos Jaguares) e dos que regressam de empréstimos, como, entre outros, Miguel Lopes (Sporting de Braga), Castro (Gijón), Belluschi (Génova), Beto (Cluj), Sereno (Colónia), Kelvin e Cristian Atso (Rio Ave).

Até ao momento, o guarda-redes Igor Stefanovic (ex-Santa Clara) foi a única contratação oficializada e, atendendo ao número de guardiões com vínculo à "casa" (Helton, Bracalli, Beto e Kadu), é provável que inicie a época na equipa "B", que jogará na Liga de Honra.

A questão da equipa "B" é, por isso, relevante na formação do plantel principal até ao fecho do mercado (31 de Agosto), até porque os portistas foram os mais animados defensores do processo, o qual permitirá a utilização dos mais jovens e menos utilizados nos dois campeonatos.

É de referir ainda que os jogadores pisarão um relvado totalmente novo no Estádio do Dragão e que a equipa "B" receberá os adversários da "Honra" no Estádio Jorge Sampaio, em Pedroso (Gaia).

Etiquetas:

     ir para o topo