Marketing é tudo
postado segunda-feira, 8 de agosto de 2011 às 10:32 | 0 comentário/s

Disputar um torneio como a Taça do Mundo Sub-20 da FIFA longe das claques pode ser uma missão complicada. Ainda mais para diversas seleções que encararam boas horas de viagens para chegar até à Colômbia. E justamente para se sentir um pouco mais em casa num país de clima, língua e costumes tão diferentes, algumas delas usaram a criatividade e organizaram verdadeiras jogadas de marketing para angariar o apoio de torcedores locais.

Houve de tudo nesta primeira fase: troca de presentes, mensagens de agradecimento e propostas ousadas das delegações. Houve também casos como o do vizinho Brasil, cuja recepção calorosa veio em parte pelo facto de alguns jogadores do país terem jogado no passado pelo Junior Barranquilla. Assim que chegaram à cidade, as lembranças de Garrincha – que fez apenas uma partida oficial pelo clube –, Dida, Heleno de Freitas e outros que jogaram pelo clube nos anos 1960 e 1970 deixaram os locais saudosos e esperançosos em ver de perto algum futuro craque do porte do Mané.

A Argentina também viveu algo semelhante em Medellín, uma cidade que cultua Carlos Gardel. E foi muito em parte por esta ligação com o rei do tango, morto em acidente de avião na cidade em 1935, que os torcedores seguiram todos os passos da selecção. Algo que deixou Juan Manuel Iturbe surpreso. “É impressionante o carinho que eles nos passam. Não imaginava que seria assim.

No caso de Espanha, a relação histórica foi fortalecida pelo grande momento do país no futebol. O resultado foi o forte apoio dos locais tanto nos treinos como nos momentos de descontração da delegação. Felizes com a situação, os jogadores retribuíram com presentes como chaveiros, flâmulas e outros objetos que fizeram a festa dos aficcionados. “Toda hora eles tentam nos motivar e gritam palavras de incentivo. Estamos nos sentindo em casa”, disse Sergio Canales.

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